Entidade internacional destaca importância da segurança de processo na mineração
25/05/23
Os processos em mineração são complexos e envolvem riscos que precisam ser analisados e controlados. Além de investimentos em tecnologia e equipe devidamente preparada, planos de contingência e monitoramento constante das atividades ajudam a manter o ambiente de trabalho mais seguro.
Entretanto, há muito o que evoluir. O presidente executivo e CEO do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), Rohitesh Dhawan, afirmou que embora o setor mineral tenha um progresso realmente significativo nos últimos 20 anos, e em particular nos últimos 10 anos, nosso desempenho não é bom o suficiente. O executivo participou do Curso de Qualificação Profissional em Segurança de Processos para Mineração, oferecido pela UNIBRAM em parceria com a RSE.
Segundo o presidente do ICMM, o setor precisa forca no acidente zero. “Enquanto não termos um mundo em que todas as pessoas, que vão trabalhar com a mineração, voltem para casa em segurança, todos os dias, e as comunidades nas quais operamos estejam a salvo de danos, especialmente danos indevidos, ainda não terminamos nosso trabalho”, disse.

Presidente do ICMM. Crédito: Divulgação
Para o ICMM a saúde e a segurança são as maiores prioridades. “O indivíduo é extremamente importante e as ações que ele toma devem ser orientadas pela saúde e segurança. Mas, se ignorarmos o sistema em que eles operam, a cultura em que estão inseridos, os processos em vigor são pelo menos tão importantes quanto as ações do indivíduo, senão mais importantes. Portanto, não consigo pensar numa iniciativa mais relevante e válida do que as relacionadas à segurança de processos”, finalizou Rohitesh Dhawan.
Segurança de processos na mineração do Brasil
Segurança de processo, um importante pilar para estratégias de ESG. O tema faz parte das metas da Agenda ESG da Mineração do Brasil e é uma das prioridades do IBRAM.
“O setor mineral busca cada vez mais transparência e efetividade na gestão de riscos operacionais E, para isso, as empresas investem em programas de segurança de processo que contemplam inúmeras etapas, como a concepção de um projeto, a construção e montagem das instalações. São programas que envolvem uma série de atividades complementares e inter-relacionadas”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração, Raul Jungmann.
Curso de qualificação
O curso é a combinação da expertise da UNIBRAM e da RSE Consultoria, com o intuito de oferecer um conhecimento aprofundado e prático sobre segurança de processo e permitir que profissionais e empresas do setor se preparem para tomadas de decisões. Além de serem orientados por profissionais altamente qualificados e contarem com um material didático preparado por importantes especialistas do setor, os participantes terão acesso a 128 horas de rico conteúdo sobre o tema.
Para mais informações acesse: https://www.rse-global.com/br/cursos/qppsm-detail