Encontradas novas áreas de garimpo em Mapele
06/06/08
Duas novas áreas de escavações de pedras de manganês foram encontradas no Distrito de Mapele, a 22 quilômeros de Salvador, que pertence ao município de Simões Filho. Uma área conhecida como Quilômetro 14 e algumas ruas do projeto da Fundação Crê, na entrada do distrito, começaram a ser exploradas por famílias da região.
As pedras de manganês, mineral muito utilizado como liga na fabricação de aço, estão sendo encontradas a menos de um metro de profundidade e em áreas próximas às linhas de gasoduto e de exploração de petróleo pertencentes à Petrobras.
Por enquanto, as análises preliminares feitas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) indicam que trata-se de refugos siderúrgicos, descartados na região há mais de cinco anos. Contudo, conforme explicou o diretor regional do DNPM na Bahia, Theobaldo Rodrigues, essa confirmação só deverá acontecer ao fim dos relatórios técnicos feitos por geólogos que colheram amostras do mineral na região.
Enquanto isso não acontece, centenas de pessoas, muitas vindas de outras regiões do Estado, continuam a chegar ao local. As primeiras escavações começaram há pouco mais de 15 dias, na Rua do Campo, próxima à antiga Estação Ferroviária, fundada em 1860.
Conforme moradores da localidade, as pedras de manganês podem ser encontradas em várias outras áreas, como nas ruas Jenipapeiro, Mandioca, Bela Vista e Prainha, além dos povoados de Santa Luzia e Cotegipe.
Veja a notícia completa na edição impressa de A TARDE nesta sexta-feira, 6.
A Tarde Online