Empresas paraenses promovem Semana de Meio Ambiente
07/06/17
A Semana de Meio Ambiente nas empresas do polo industrial de Barcarena, no nordeste do Pará, esse ano tem as cores da biodiversidade. Focadas na riqueza de belezas naturais que o Pará possui, as mineradoras estão investindo em valorizar cada um desses elementos e na criação da cultura de respeito ao meio ambiente para torná-lo algo rotineiro.
A Imerys, que atua com caulim, abordará o tema “Respeito ao Meio Ambiente é um valor da Imerys, é um valor nosso”, cujo objetivo das palestras e atividades do evento é fortalecer a importância das questões ambientais dentro da empresa. “Queremos que todos percebam que são responsáveis pelas suas ações e que cada um tem seu papel como agente de mudança em suas atitudes”, afirma a engenheira ambiental da empresa, Caroline Scherer.
A ideia é que todos os colaboradores, tanto em nível gerencial quanto em operacional, possam tomar para si o respeito ao meio ambiente. Desta forma, tudo que for aprendido também pode ser aplicado dentro de casa e na rua, e a preocupação em promover e ser autor de atitudes mais sustentáveis se tornará uma rotina.
Na programação há palestras sobre medidas de controle e monitoramento, riscos, segurança e inclusive compliance ambiental, voltado para o corpo gerencial da empresa. “Em cada espaço buscamos reforçar temas relacionados à rotina dos trabalhadores. Nas minas, por exemplo, falamos principalmente sobre preservação da fauna local e recuperação de áreas, atividades mais rotineiras dos colaboradores de meio ambiente e do planejamento de lavra”, conta Cláudio Cyrino, Coordenador de Meio Ambiente.?
Já a Alubar Metais e Cabos, líder na América Latina na fabricação de cabos elétricos de alumínio e produtora de condutores elétricos de cobre para média e baixa tensão, investiu em uma programação diferenciada para chamar a atenção para o tema “Três elementos, três ações: cuide da água, cuide da terra, cuide do ar”: uma peça teatral.
“O objetivo é mostrar de forma descontraída, porém, sem deixar de pontuar a importância no cuidado que se deve tomar em relação aos três elementos: água, terra e ar. Ter algo diferente na rotina é sempre bem-vindo, pois é um diferencial no evento”, explica Hélido Sena, coordenador do Controle de Qualidade e Meio Ambiente.
Impactos ambientais, novas tecnologias e sustentabilidade serão assuntos abordados ao longo da peça. O objetivo é sempre conscientizar os colaboradores em ter o cuidado de preservar o meio ambiente em que trabalham. “Devemos buscar alternativas de minimizar e/ou controlar a geração de seus resíduos que impactam nestes três elementos”, conclui Hélido. Além da peça, também serão feitos Diálogos Diários de Segurança (DDS) para as turmas de turno e terceirizadas ao longo da semana.