Empresa testa sistema de proteção de báscula da Metso
16/01/15
Uma das três maiores mineradoras do mundo acaba de adotar a tecnologia TRBL, da Metso, indicada para a proteção da báscula de caminhões fora-de-estrada. Sigla para Truck Rubber Body Lining, o TRBL é um revestimento composto por borrachas especiais que pode até quintuplicar a vida útil das básculas. Essa métrica é resultado do histórico de aplicações reais da solução em várias mineradoras e pedreiras ao redor do mundo. No Brasil, o TRBL já é adotado na área de agregados, mas a empresa passa a ser a primeira mineradora a avaliar a tecnologia.
A solução foi adotada em caráter de teste na região sudeste, que faz parte do sistema de produção de minério de ferro da empresa. Para a avaliação da mineradora, a Metso vai instalar o revestimento em dois caminhões fora-de-estrada, modelo Cat 777, da Caterpillar. Com capacidade de transporte de 90 toneladas, os veículos fazem o transporte do minério da frente de lavra para a planta de processamento. Ambos vão receber o TRBL e serão periodicamente avaliados pela equipe de manutenção, com suporte da Metso.
?O primeiro veículo já recebeu o revestimento com a composição normal de borrachas do TRBL?, explica Marcus Zanetti, engenheiro de suporte ao produto da Metso. O segundo caminhão fora-de-estrada será revestido com um composto de TRBL e de borracha reciclada de pneus fora-de-estrada usados pela mineradora. A iniciativa sustentável reforça o perfil da empresa, que é reconhecida internacionalmente pelas iniciativas de sustentabilidade de suas operações. ?Os conjuntos de revestimento contemplam toda a báscula, ou seja, frente, laterais, cantos e fundo?, explica Zanetti.
De acordo com o cliente, o TRBL é uma opção ao revestimento de aço especial que, normalmente, é usado para proteção das básculas dos caminhões fora-de-estrada. Em média, a proteção metálica dura 5 mil horas (aproximadamente 10 meses de operação). O revestimento, com espessura inicial de 18 mm, é substituído quando há o desgaste de 8 mm e a chapa que recobre a báscula passa a ter uma espessura de 10 mm. Com a adoção do TRBL, a média de troca do revestimento aumenta para, em média, 25 mil horas.
Os ganhos adicionais do revestimento de borracha
O problema de desgaste prematuro do revestimento metálico pode ocasionar rachaduras nas básculas. Além de evitar esse dano, o TRBL minimiza também o esforço que o carregamento das básculas causa nos demais componentes do caminhão, incluindo os sistemas de suspensão. Estudos internacionais da Metso indicam que a disponibilidade física dos veículos protegidos com o revestimento de borracha especial aumenta em 1%.Outro ganho é a redução de ruídos na cabine dos motoristas dos caminhões fora-de-estrada em função de o carregamento ser ?amortecido? pelo TRBL. Em média, a redução oscila entre 10 dB e 15 dB. ?Também podemos apontar a rapidez de aplicação do revestimento?, argumenta Zanetti. No primeiro caminhão da empresa, que recebeu o TRBL no final de outubro, o processo consumiu dois dias, metade do tempo inicialmente previsto. ?Isso aconteceu em função da grande mobilização e do profissionalismo da mineradora?, finaliza o especialista.
Mesto