Empresa peruana deve explorar ouro no norte do Chilie
29/03/11
Maior companhia mineradora do Peru, a Minas Buenaventura pretende dar início ao processo de exploração de ouro no norte do Chile ainda este ano.
O gerente-geral da empresa, Roque Benavides, disse ao jornal chileno El Mercurio que, nesta primeira etapa, a empresa investirá US$20 milhões.
“Temos como estratégia sair do Peru em busca de metais e uma das alternativas é o Chile, que é um dos poucos países, assim como o Peru, que possui uma tradição mineradora, onde existe estabilidade jurídica e econômica e os governos se entendem”, disse o empresário, durante uma visita ao Chile.
A respeito do interesse manifestado em realizar explorações na Argentina, Benavides esclareceu que esta “é uma alternativa, mas não conseguimos chegar a acordos”.
Segundo ele, a estabilidade econômica e jurídica do país “não é a mesma que a do Peru, a tradição não é igual à chilena ou a peruana”.
Na sua opinião, as eleições peruanas que acontecem no dia 10 de abril não colocarão em risco o desenvolvimento no país. “Hoje a população peruana sente que houve progresso e não está disposta a perder este avanço”, disse.
Para Benavides, existe um entusiasmo entre o povo do Peru e, como peruano, ele se sente “muito otimista” a respeito do futuro do país.
Portal Latino-Ameicano da Agência Ansa