Empresa investirá R$ 1 bilhão para construir fábrica de cimento em SE
27/08/14
A companhia de cimento Apodi, que tem como maior acionista Ivens Dias Branco, do grupo alimentício M. Dias Branco, investirá R$ 1 bilhão para erguer uma nova fábrica em Sergipe.
A expansão é parte de uma estratégia da empresa para ampliar sua participação de mercado no Nordeste, única região em que atua.
A companhia ainda não definiu qual município receberá a instalação.
“Queremos crescer dos atuais 8%, segundo os dados mais recentes do sindicato, para 20% com a nova planta”, afirma o presidente-executivo, Adauto Farias.
A nova fábrica terá capacidade para produzir até 5.000 toneladas de cimento ao dia e vai operar com todas as fases de produção (da mineração ao empacotamento do produto final).
“Escolhemos Sergipe por ser um Estado estratégico, próximo dos mercados da Bahia e de Pernambuco. O cimento não permite que você ande muito, pois é um produto de baixo valor agregado e sensível ao custo do frete”, acrescenta Farias.
Hoje, a Apodi tem duas fábricas de cimento em funcionamento no Ceará, uma para moagem de matéria-prima importada, em Pecém, e outra com operação completa, no município de Quixadá.
“A unidade de Quixadá opera com 50% da capacidade máxima, mas deve ser concluída até o final deste ano.”
A empresa estima um incremento na produção de 30% com a terceira fábrica. As obras devem iniciar em 2015, após a liberação de licenças. O tempo para a inauguração é de dois anos.
Cerca de 35% do aporte virá de recursos próprios e o restante será obtido por meio de financiamentos.
“O alto valor investido se deve aos equipamentos importados e aos custos elevados para a implantação.”
Folha de S. Paulo Online