Empresa chinesa estabelece novo recorde de perfuração em mineração de urânio
17/07/13
A maior empresa chinesa de energia atômica anunciou nesta quarta-feira que alcançou uma profundidade recorde de perfuração em mineração de urânio, de 2.818,88 metros, aumentando em grande medida a capacidade do país de explorar o minério.A Companhia Nuclear Nacional da China (CNNC) realizou o avanço tecnológico na cidade rica em urânio de Fuzhou, na Província de Jiangxi, no leste do país.
A empresa disse em um comunicado que sua perfuração atingiu a nova profundidade com uma seção de corte cujo tamanho é duas vezes maior que um CD de computador.
A prospecção de urânio na China geralmente se realiza a uma profundidade inferior a 500 metros. O recorde anterior para a profundidade de perfuração era de 1.200 metros.
A CNNC disse que a nova tecnologia de perfuração pode ajudar a aumentar o fornecimento nacional de urânio e a garantir a fonte dessa importante substância para desenvolver a energia nuclear.
Além da profundidade de perfuração, a empresa disse que desenvolveu de maneira independente uma série de peças de equipamentos de perfuração e tecnologia de identificação hiperespectral para facilitar a exploração de urânio.
A empresa estatal sob a administração direta do governo central projetou de maneira independente a primeira usina nuclear do país –Qinshan– que vem funcionando com segurança por 22 anos desde que entrou em operação, em 1991.
CRI Online