Empreendedores aumentam vendas após participarem de Programa da Anglo American
31/08/16
Iniciativa aumentou a maturidade dos negócios e gerou R$ 27,5 milhões de vendas incrementaisR$ 27,5 milhões de vendas incrementais para 250 empreendedores rurais e urbanos de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Alvorada de Minas e Serro. Esse foi um dos benefícios do Programa Crescer, desenvolvido desde 2013 pela Anglo American nos municípios de influência do Minas-Rio.A companhia, com o apoio da TechnoServe, ofereceu oficinas de capacitação e assessorias presenciais para auxiliar os participantes a aprimorar os processos de seus negócios e a ter acesso a oportunidades de investimento e fontes de financiamento de baixo custo. Como resultado, nesses três anos houve mobilização de R$ 1 milhão em financiamentos e crédito e um aumento de 14% no nível de maturidade desses empreendimentos ? medido em avaliação interna que levou em consideração parâmetros como estratégia, finanças, operações, marketing e gestão de pessoas.Além disso, 80% dos negócios adotaram novas práticas técnicas e de gestão. ?O Programa Crescer continua contribuindo de forma duradoura para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e é uma importante alavanca para a construção de um caminho sustentável independente da mineração?, afirmou o diretor de Assuntos Corporativos da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, Arthur Liacre.Negócios fortalecidosA Associação dos Produtores Artesanais Dom Cipó, do município de Dom Joaquim, foi fundada em 2008 e busca resgatar a cultura local por meio de seus produtos, como o tapete arraiolo com imagens que representam a Serra do Cipó. Com a participação no Programa Crescer, a associação reorganizou seu espaço e também conseguiu se estruturar melhor financeiramente. Além disso, participou de treinamentos sobre organização, design, atendimento e comercialização e ampliou a oferta de produtos para a área de alimentação, iniciando a produção de geleias e doces.Com a assessoria oferecida, foi elaborado um plano de marketing e participação em feiras, que contribuiu para a consolidação da marca Dom Cipó na região e, consequentemente, para o aumento das vendas. O nível de maturidade do negócio aumentou de 27% para 57% em apenas seis meses, havendo, ainda, a contratação de três funcionários nesse mesmo período.?Ainda temos muito a melhorar, mas hoje a associação está mais forte por causa do programa. Nossas maiores vendas são justamente para empregados da Anglo American e de produtos de alimentação, que começamos a comercializar após a assessoria que recebemos?, conta Maria das Graças Ferreira Silva, presidente da Dom Cipó.Márcio Impemmivieri, proprietário da loja de parafusos Profer, de Conceição do Mato Dentro, também fortaleceu seu negócio com o apoio do Programa Crescer. Além do melhor controle do estoque e da qualificação do atendimento, com implantação de ações pós-venda e metas de vendas, o empreendedor recebeu consultoria para reduzir seus custos e desenvolver um plano comercial junto às empresas contratadas pela Anglo American.O nível de maturidade e as vendas da Profer aumentaram 30% em apenas seis meses. ?Foi muito importante participarmos do Programa. A loja tem pouco mais de um ano e já tivemos a oportunidade de melhorar nosso atendimento e, principalmente, de mostrar nosso potencial para a Anglo American, que representa uma relevante fonte de faturamento e de perspectiva de novos negócios. Nossos funcionários ganharam um novo ânimo e já tiveram novas ideias?, destaca Impemmivieri.Sobre o Minas-RioO Minas-Rio inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; mineroduto com 529 km de extensão e que atravessa 33 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, localizado em São João da Barra (RJ).Sobre a Anglo AmericanA Anglo American é uma empresa global de mineração diversificada. O nosso portfólio de operações e recursos de alta competitividade mundial fornece as matérias-primas para atender às crescentes demandas voltadas para o consumidor, tanto das economias desenvolvidas como em desenvolvimento. Nossas pessoas são o coração do nosso negócio. São nossas pessoas que utilizam as mais recentes tecnologias para encontrar novos recursos, planejar e desenvolver nossas minas e que extraem, processam, transportam e comercializam os nossos produtos ? desde diamantes (por meio da De Beers) até platina, outros metais preciosos e cobre – para os nossos clientes ao redor do mundo.Como uma mineradora responsável, somos os guardiães desses recursos preciosos. Trabalhamos em conjunto com os nossos principais parceiros e stakeholders para potencializar o valor a longo prazo que esses recursos representam para os nossos acionistas, mas também para as comunidades e os países em que operamos ? criando valor sustentável e fazendo a diferença.No Brasil, A Anglo American está presente com quatro produtos: minério de ferro, com o Sistema Minas-Rio, localizado nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás;; nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás; e fosfato, com operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP).
Anglo American