Em Curionópolis, mineradora Vale entrega Casa do Mel e beneficia famílias em Serra Pelada
13/06/17
A Associação de Apicultores e Meliponicultores de Serra Pelada (Apimesp) recebeu, esta semana, a Casa do Mel. O prédio, fruto de convênio com a Vale, será utilizado como espaço para beneficiamento e envasamento dos produtos da associação. No início deste ano, os associados receberam uma centrífuga, um decantador e 100 colmeias, que também contribuirão para o aumento da produção de mel.
O presidente da Apimesp, Roberto Carvalho dos Santos, recebe a casa do mel como a realização do um sonho. “Com a casa do mel e os equipamentos que recebemos, nós teremos maior produção e menor tempo de colheita de mel. E isso tudo vai ser muito positivo, contribuindo com a renda das famílias que estão participando do projeto”, destaca.
João Coral, gerente executivo de relacionamento com comunidades da Vale, ressaltou a importância desta iniciativa para a comunidade de Serra Pelada. “Aqui, vocês são os empreendedores. E vocês, que estão iniciando este trabalho, sejam perseverantes. A gente acredita muito nesse projeto e esperamos que ele não traga apenas renda, mas também educação para a comunidade”, destacou.
Para o diretor técnico da Vale, Paulo Horta, o projeto de apicultura é fruto do protagonismo da comunidade. “Este projeto é muito bonito. Aqui nós temos jovens e pessoas mais velhas, que não tinham uma fonte de renda, se unindo. E nós, a Vale, estamos contribuindo com o que é possível. Mas, o mais importante, é a vontade deles. Nós podemos contribuir e fornecer os meios para eles possam se desenvolver enquanto empreendedores, mas a vontade de seguir trabalhando é deles”, reforça.
Iniciado em 2015, o projeto de apicultura foi apontado, pela comunidade, como uma alternativa para a geração de renda em Serra Pelada. A Vale, em parceria com a Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Eldorado dos Carajás – Apimec, promoveu a capacitação dos apicultores e a produção das primeiras colmeias para a criação dos apiários. Atualmente, o projeto beneficia 30 famílias de Serra Pelada.