Economia circular na mineração é destaque na programação da EXPOSIBRAM 2021
08/09/21
Evento, que está com inscrições abertas e gratuitas, discutirá o papel de como a indústria da mineração pode inserir valor agregado às matérias-primas e aproveitar os resíduos de forma a beneficiar o meio ambiente e o crescimento econômico.
A economia circular prevê o uso dos resíduos como produtos, garantindo a redução de desperdícios. A prática, tendência observada em todos os segmentos industriais, será debatida na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2021, que ocorre entre os dias 5 e 7 de outubro, 100% online e gratuito – exceto para os minicursos, que terão inscrição paga, a preços acessíveis.
Caio Moreira van Deursen, gerente de Inovação da Nexa Resources, acredita que as empresas do setor mineral já estão preparadas para este novo estilo de negócio. “É uma jornada iniciada, longa e precisamos acelerar. Uma forma de fazer isso é assumindo riscos que nos permitirão trazer inovações para o setor e transformar a nossa indústria.O cenário atual é animador e já existem exemplos virtuosos garantindo como isso é possível. São novos modelos de negócio, novas tecnologias de processos e inovações em aplicações. A Nexa está trilhando este caminho com diversos projetos e equipes dedicadas para as suas operações no Brasil e Peru. Já temos a nossa unidade de Morro Agudo, onde tudo o que é lavrado é produto. Não há rejeito”, explica.
Segundo ele, abordar economia circular na mineração é discutir o futuro que as próximas gerações irão receber de nós. “É o nosso legado. Quando identificamos o valor de todas as substâncias, os materiais atualmente rejeitados deixam de ser um passivo a ser administrado e viram insumos para outras indústrias, deixando de ser um custo e passando a ser uma fonte de receita”, esclarece o gerente da Nexa Resources.
Caio será um dos palestrantes do painel “Economia circular na mineração – Uso de Rejeitos e Estéreis como Coprodutos”, que ocorre no dia 7 de outubro, às 14h. Também participarão do debate Ronaldo Lima, da Agência Nacional de Mineração (ANM), e Laís Resende, da Vale.
Programação 2021
Mais tradicional e relevante evento do setor mineral brasileiro, a EXPOSIBRAM 2021 vai reunir as mais importantes lideranças do segmento da mineração que compartilharão, no ambiente virtual, seus projetos, casos de sucesso, novidades, novos negócios e perspectivas para as próximas décadas em relação ao setor. A programação do Congresso Brasileiro de Mineração conta com palestras e debates por especialistas internacionais em mineração e em setores afins sobre o contexto político e socioeconômico global e os desafios do setor mineral.
A tradicional feira internacional, que marca a EXPOSIBRAM todos os anos, também será realizada no formato online com ferramentas que facilitarão a exposição de produtos e projetos, com espaço para o fechamento de bons negócios.
Patrocinadores
Até o momento, a EXPOSIBRAM 2021 conta com o patrocínio da Vale (Diamante), Ubertec (Platina), Anglo American (Ouro), Kinross Paracatu (Ouro) Nexa Resources (Ouro), Mineração Usiminas (Prata), Mosaic Fertilizantes (Prata), AngloGold Ashanti (Bronze), Appian Capital Brazil (Bronze), ArcelorMittal (Bronze), BAMIN (Bronze) e Samarco (Bronze).
Serviço:
EXPOSIBRAM 2021
Data: 5, 6 e 7 de outubro
100% online e gratuita para o público – exceto para minicursos
Mais informações em https://ibram.org.br/evento/exposibram-2021/
Inscrições aqui.
Comercialização do evento: secretaria.exposibram@ibram.org.br ou 31 9 8634-4662