Dois anos após acidente, Piñera lidera homenagem aos "33 do Atacama"
06/08/12
Santiago do Chile, 5 ago (EFE).- O presidente chileno Sebastián Piñera liderou neste domingo a inauguração de um memorial construído na entrada da mina San José, onde há dois anos 33 trabalhadores ficaram soterrados a 700 metros durante 70 dias.
Do grupo conhecido com os “33 do Atacama”, 21 assistiram a cerimônia. Em 5 de agosto de 2010, os mineiros ficaram soterrados em uma jazida localizada no deserto após o desprendimento de uma rocha de 800 toneladas.
O monumento, chamado “33 mineiros de Atacama, o milagre da vida”, é composto por uma cruz de cinco metros de altura e um altar de Nossa Senhora da Candelária, patrona dos mineiros.
No lugar por onde mais de dois meses funcionou o acampamento Esperanza foi realizado um ato ecumênico celebrado pelo bispo da cidade de Copiapó, Gaspar Quintana, e o pastor evangélico Carlos Parral.
Piñera chegou até a zona acompanhado de sua esposa, Cecilia Morel, e de seus netos, assim como dos ministros de Mineração, do Trabalho, de Obras Públicas e de Saúde, que se somaram a outros 150 convidados da zona e a 21 dos 33 mineiros.
O presidente Piñera lembrou os difíceis momentos vividos pelos mineiros e destacou o trabalho de resgate.
BOL