DNPM faz pesquisa nacional
15/08/11
O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Dâmaso, informou que tem no Brasil processos requeridos para prospecção de terras-raras. “Estou fazendo um levantamento – no âmbito nacional – dos processos de titulares interessados nesta substância”, informou Sérgio Dâmaso.
Enquanto o levantamento do DNPM não fica pronto, o presidente da Associação dos Municípios Mineradores do Brasil (Amib), Anderson Cabido, disse que produzir terras-raras é um grande diferencial competitivo de uma indústria mineral. “O Brasil se consolidará como uma potência mineral a partir do momento que começar a produzir terras-raras”, acredita Anderson Cabido.
Para Cabido, a cidade de Tapira, vizinha de Araxá, onde a Vale comprou a Bunge, é a grande promessa nesse tipo de mineral. “Pode ser que tenha em Tapira uma grande reserva”, disse.
Para o geólogo Reinaldo Brito, a tecnologia necessária é sofisticada. “São linhas de extração que usam processos químicos complexos. Poucos países têm tecnologia para isso”, explicou.
O geólogo Francisco Eduardo Lapido disse que as tecnologias de extração, separação e produção comercial em conjunto, específicas para cada minério de terras-raras, existem apenas na China, Estados Unidos, Austrália e Canadá. (HL)
O Tempo