Diversibram encerra 3ª edição com demonstração de uma indústria da mineração ainda mais inclusiva e diversa
19/03/24
O crescente desenvolvimento e a aplicação de estratégias voltadas a evidenciar políticas de diversidade, inclusão e equidade no ambiente de trabalho marca a governança da indústria da mineração, e esse direcionamento gera reflexos positivos no ambiente de trabalho, nos resultados operacionais e nos ganhos financeiros. As mineradoras que dedicam espaço nobre em suas agendas para ampliar os indicadores de diversidade nos ambientes internos têm conquistado, igualmente, benefícios em termos de competitividade e reputação. Estas foram algumas das conclusões com base nas apresentações e debates realizados durante a 3ª edição da Diversibram 2023 – A Mineração sem Rótulos, organizada nesta 3ª feira (19/3) pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). O evento 100% online e gratuito contou com 7 painéis, mais de 7 horas de conteúdos, 23 painelistas e mais de 1800 participantes, sendo que mais de 500 pessoas prestigiaram a solenidade de abertura, transmitida pelo canal Youtube do IBRAM.
“A cada edição da Diversibram o setor mineral dá um passo à frente na agenda de diversidade e inclusão. Essa é uma das funções do IBRAM, de engajar o setor em temáticas fundamentais para construir o futuro responsável e sustentável da mineração. Muito mais do que uma alavanca social, este tema é totalmente estratégico e fundamental para o futuro das organizações”, afirmou o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima do IBRAM, Alexandre Mello, no encerramento do evento. Para rever o evento basta acessar o canal do IBRAM no Youtube.
Nova gestão no GT de Diversidade e Inclusão do IBRAM
Durante a cerimônia de encerramento foi anunciado que a gestão do Grupo de Trabalho (GT) de Diversidade e Inclusão, da Agenda ESG da Mineração do Instituto, ficará a cargo da Samarco, representada pela gerente-geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional da empresa, Vera Lucia. No último ano, a gestão do GT estava sob a coordenação da Mosaic Fertilizantes. Segundo o diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares, a mudança de gestão sugere uma rotação saudável de liderança entre as empresas participantes, o que permite uma variedade de perspectivas e abordagens na condução das iniciativas. “Isso demonstra um compromisso coletivo do setor em impulsionar uma cultura de trabalho mais diversificada e igualitária”, finaliza.
Também participaram da cerimônia de encerramento, Luiz Guilherme Amodeo, gerente de gestão de talentos da Mosaic Fertilizantes, e Elena Renovato, coordenadora de Relações Institucionais do IBRAM. A 3ª edição da Diversibram contou com o patrocínio da BHP (ouro), Vale (ouro), Anglo American (prata), Kinross (prata), AngloGold Ashanti (bronze) e Mosaic Fertilizantes (bronze).