Diretor-presidente do IBRAM participa de Fórum em Portugal e debate sobre conflitos mundiais
27/06/22

Diretor-presidente do IBRAM participa do Fórum Jurídico de Lisboa. Crédito: Divulgação
Com o tema “Governança da Ordem Jurídica em Transformação”, a 10ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, realizada entre os dias 27 e 29 de junho de 2022, em Portugal, contou com a participação do diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann. Ele participou como moderador do painel “Liberdade individuais e movimento de pessoas durante as crises sanitárias e de conflitos armados”.
Durante o painel os palestrantes abordaram a crise da democracia na geopolítica global e sistemas de governo, além das transformações econômicas globais, sustentabilidade e meio ambiente. Para Jungmann, “a manutenção do sistema democrático é primordial para o combate à desigualdade e a defesa dos direitos humanos“.
O painel realizado nesta segunda-feira, 27, também contou com a participação do Ministro do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, Ricardo Lewandowski, da vice-presidente do Garante per la Protezione dei Dati Personali, Ginevra Feroni e da Professora na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Ana Rita Gil.
Sobre o evento
O 10ª edição Fórum Jurídico de Lisboa vai até a próxima quarta-feira, 29, e reúne acadêmicos, juristas, autoridades e representantes da sociedade civil na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), em Portugal, para dialogar sobre desafios, visões e diferentes modelos de sistemas jurídicos presentes em ambos continentes a partir de uma perspectiva de governança em contínua transformação.
O Fórum ocorre anualmente com o intuito de debater grandes questões do Direito no Estado contemporâneo. É abordado um panorama sobre os principais conceitos relacionados à governança, incluindo subtemas como liberdades individuais, crise da democracia na geopolítica global e sistemas de governo; transformações econômicas globais, meio ambiente e sustentabilidade; novas tecnologias e desafios do Estado regulador.
O evento é uma organização pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Fórum tem transmissão on-line. Para mais informações acesse https://www.forumjuridicodelisboa.com