Diretor-presidente do IBRAM defende a transparência como caminho para fortalecer a credibilidade empresarial
04/07/24
Fala de Raul Jungmann foi proferida durante talk show que apresentou experiências de líderes de organizações que enfrentaram desafios na área da comunicação.
A transparência como forma de fortalecer a credibilidade setorial é um pilar que compõe a estratégia de comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), afirmou o diretor-presidente do Instituto, Raul Jungmann, durante o talk show “Mineração Presente”, realizado nesta quarta-feira (3), no escritório do IBRAM, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Logo após o talk show, foi lançada uma nova etapa da campanha que tem o objetivo de tornar mais conhecida da sociedade a importância da mineração no dia a dia de todos.
Segundo Jungmann, ao assumir a presidência do IBRAM seu objetivo foi, primeiro, fazer um diagnóstico e entender os fatos e dados do setor para, posteriormente, comunicá-los com responsabilidade e transparência. Para ele, não esconder informações e “dar a cara a tapa” é importante para ganhar credibilidade. “Quando você tem que apanhar, não fuja, apanhe. Ninguém gosta de apanhar, mas se o ‘trade off’, se o apanhar nos traz pontos em termos de credibilidade, em termos de transparência, não fuja, apanhe”, defendeu.
Também participou da roda de conversas a ex-senadora e ex-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Kátia Abreu. Com marcante passagem pelo agronegócio, Kátia relembrou a sua estratégia frente à CNA, também com foco na construção de reputação. “Minha função principal era resgatar a imagem e a reputação do agro. Encarei com cara e coragem”, disse.
Ao longo de sua fala, Kátia também expôs a importância de haver diálogo e compreensão real das comunidades locais afetadas durante uma operação de mineração, ideia compartilhada pelo diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), Paulo Nassar, que também participou da discussão. Durante sua fala, ele indicou a importância de os comunicadores se aproximarem da antropologia e prestarem atenção, de fato, à questão social presente em cada situação e problema. “Você tem que ter um olhar sobre o que significa o impacto no cotidiano na vida daquelas pessoas”, afirmou.
Marília Carvalho de Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, reconheceu que a imagem do setor foi prejudicada em relação aos acidentes de Mariana e Brumadinho, que provocaram comoção nacional. “Os rompimentos das barragens foram muito dramáticos, não apenas do ponto de vista ambiental, mas do ponto de vista humano”, constatou. Para ela, “quem não está apto a reconhecer os seus problemas, nunca estará apto para resolvê-los”, completou.
Por fim, para fechar o painel, o CEO da Kinross, Gilberto Azevedo, que também é conselheiro do IBRAM, compartilhou um pouco do seu histórico na mineração e se posicionou de forma positiva em relação à campanha de comunicação em torno da credibilidade e da importância socioeconômica do setor. “Essa necessidade de se comunicar melhor é uma necessidade do setor perante a sociedade, a gente precisa fazer isso com transparência”, argumentou.
Ao final do talk show foi exibido um novo vídeo que inicia a primeira etapa da campanha de comunicação. Ela busca valorizar a importância dos minérios no dia a dia das pessoas, como no transporte público, nos eletrodomésticos e em outros aspectos.
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