Dia do Meio Ambiente: veja as principais publicações do IBRAM sobre o tema
05/06/24
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia, em 1972. O objetivo principal foi chamar a atenção de todos os segmentos da população global para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que, até então, eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Este processo de conscientização da população e dos setores industriais precisa ser constante. Diante da crise climática e do aquecimento global é fundamental que todos assumam responsabilidade e se engajem na proteção do ecossistema. “A indústria da mineração está comprometida com projetos importantes de proteção, conservação e recuperação ambiental no Brasil, demonstrando que é possível conciliar mineração e meio ambiente”, afirma o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann.
Nesta data tão especial, confira as principais publicações do IBRAM sobre preservação de meio ambiente, mudanças climáticas, segurança de processos, transição energética e muito mais:
Inventário de Emissões de GEE do Setor Mineral 2024
O Inventário apresenta informações referentes ao ano-base 2022, que permitem identificar os impactos das atividades operacionais, além de estabelecer estratégias, planos e metas para a redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE). Esta publicação orientará também ações futuras, promovendo estratégias de desenvolvimento de baixo carbono.
As informações foram coletadas junto a uma amostra composta por 42 indústrias associadas ao IBRAM e a entidades como ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e SINDIROCHAS (Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários) e Associação Brasileira do Carvão Mineral. O estudo está focado em 27 bens minerais: Agalmatolito; Areia; Argila; Bauxita; Brita; Calcário; Carvão Mineral; Caulim; Chumbo; Cobre; Cobalto; Cromita; Espodumênio (Lítio); Estanho; Ferro; Fosfato; Gipsita; Magnesita; Manganês; Nióbio; Níquel; Ouro; Potássio; Prata; Rochas Ornamentais; Vanádio eo Zinco.
Clique aqui para download do material
Diretrizes para Gerenciamento de Segurança de Processo na Mineração
A definição de diretrizes e boas práticas visando implementar uma jornada de Segurança de Processo no setor mineral é o objetivo do guia “Diretrizes para Gerenciamento de Segurança de Processos na Mineração do Brasil”. A publicação é resultado do trabalho do Comitê de Gerenciamento de Segurança de Processos do IBRAM na promoção de uma cultura de segurança robusta, por meio da criação do guia técnico com as diretrizes para gerenciamento de segurança de processos na mineração.
Clique aqui para download do material
Por uma política de minerais críticos e estratégicos para o Brasil e para o futuro
O green paper lançado pelo IBRAM é um documento onde estão expostas sugestões do empresariado e de especialistas para traçar uma Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos. O objetivo é auxiliar o país a planejar estrategicamente seu desenvolvimento industrial, conectado à promoção da indústria mineral, de modo a expandir as ações para a transição energética e a outros campos.
Clique aqui para download do material
Perspectivas e Avanços da Gestão de Recursos Hídricos na Mineração
A mineração e a gestão dos recursos hídricos representam pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico e o bem-estar social em nosso país. Em reconhecimento a essa relevância, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) produziram a publicação “Perspectivas e Avanços da Gestão de Recursos Hídricos na Mineração”, que representa a união de inovações tecnológicas para o uso racional dos recursos hídricos na mineração.
Clique aqui para download do material
Book da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias
Preservar a Amazônia e estabelecer um planejamento para o seu desenvolvimento sustentável são questões cruciais para a sobrevivência da humanidade e das gerações futuras. Esta publicação é o resumo dos debates realizados por especialistas, autoridades, representantes e grandes players mundiais na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias sobre o desenvolvimento sustentável da região.
Clique aqui para download do material
Livro Verde
A publicação tem o objetivo de demonstrar à sociedade uma face pouco conhecida do setor mineral: ser compatível com a preservação ambiental em muitos aspectos, sendo um dos que mais investe nesse tipo de iniciativa no país. Esta mensagem é reforçada pelas informações detalhadas sobre as mineradoras associadas e sua atuação embasada em ESG – sigla que representa ações nas áreas ambiental, social e de governança –, que resulta em ganhos para a sociedade brasileira.