Descubra a trajetória de Cecília Queiroz, uma guardiã da culinária mineira
24/04/25
Do Festival Igarapé Sabor ao próprio café, a receita que mudou a vida de uma família

Festival Igarapé Sabor – A receita de sucesso da Mestra Cecília. Crédito: Divulgação
Cecília Queiroz, Mestra da Culinária de Igarapé, é um exemplo de empreendedorismo que nasceu a partir do Festival Igarapé Sabor, realizado anualmente na Praça Miguel Henriques da Silva, no Centro. Presente desde a primeira edição, em 2017, foi nesse evento que ela descobriu que poderia viver da culinária – e não só ela, mas toda a sua família. Hoje, suas três filhas, genros e até sua neta trabalham com comida, na mesma empreitada.
Tudo começou com o sucesso do biscoito frito, preparado como antigamente, seguindo a receita de sua mãe. O quitute conquistou fama e se tornou um dos mais disputados do festival. Apostando em suas memórias de infância, Cecília escolheu essa receita para representar a tradição da cozinha mineira. “Em uma casa com nove filhos, era o que nossa mãe fazia para o café da manhã”, conta. Para ela, é uma grande responsabilidade perpetuar o sabor e a cultura mineira por meio de seu trabalho. “Mas é algo que faço com muito gosto e dedicação”, afirma.
Agora em 2025, Cecília e sua família inauguraram o Café Sabor de Vó, em Igarapé. O cardápio é inspirado nas avós e mulheres da família, que dão nome aos produtos do estabelecimento. Como não poderia ser diferente, o biscoito frito é o carro-chefe e leva o nome da mãe de Cecília, Vó Maria, a Maria Antônia de Jesus. O bolo de cenoura com calda de chocolate à parte homenageia a Tia Tuca, enquanto o pão de batata leva o nome da Vó Cecília. Essas e outras referências familiares também estão presentes nas fotos que decoram as paredes do café. O fogão a lenha e o café passado na hora completam o charme do lugar, prometendo despertar o paladar e a memória afetiva.

Lançamento Livro Igarapé Sabor – Mineração Usiminas patrocinadora por três anos consecutivos. Crédito: Divulgação
Confira no vídeo um pouco mais dessa história contada pela própria Mestra Cecília. Basta acessar a página da Mineração Usiminas no Instagram pelo QR Code:
Legado
Há três anos, a Mineração Usiminas patrocina o Festival Igarapé Sabor, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. “É muito gratificante apoiar uma iniciativa que gera tanto impacto positivo para a comunidade onde estamos inseridos. Seja impulsionando o consumo local e o turismo durante o Festival, seja transformando vidas, como no caso da Mestra Cecília, que encontrou na culinária uma forma de preservar suas raízes e gerar renda para toda a sua família”, diz Mariana Bernardes, analista de Relações Institucionais e com as Comunidades da Mineração Usiminas. “Ver histórias como essa ganharem vida reforça o valor da cultura e da tradição gastronômica para o desenvolvimento sustentável da região”, completa.
Livro
Mais uma prova de que o impacto positivo vai além do evento em si é o livro “Memórias e Receitas do VI – Festival Igarapé Sabor – Mestras e seus temperos”. Lançada neste ano, a edição de 2024 reúne dezenas de receitas, histórias da culinária local e fotos do evento. A versão digital pode ser baixada gratuitamente na Bio do @igarapesabor, no Instagram, ou diretamente pelo link: