Descoberto o maior depósito de terras raras do mundo
09/12/13
A junior company; Pacific Century Rare Earth Minerals; e a SRE Minerals; informam ter descoberto, em Jongju na Coréia do Norte, possivelmente o maior depósito de terras raras do planeta.
Segundo a junior o depósito tem um potencial de 6 bilhões de toneladas. Os principais TR são lantânio, cério e o praseodímio. O mineral predominante é; britholita cuja fórmula é (Ce,Ca,Th,La,Nd)5(SiO4,PO4)3(OH,F).
;Caso confirmado, via um relatório Jorc, ainda não elaborado,; esse depósito irá sextuplicar; as reservas da China que é a maior produtora do mundo de terras raras.
Os furos iniciais mostram um depósito de 6 bilhões de toneladas com teores variando entre; 9% de TR totais até 1,35% TRT. O conteúdo total de TR é de 5,45 milhões de toneladas. O jazimento de Jongju está situado somente a duas horas da capital Pyongyang e a 30km das jazidas de carvão de Anju. Lembre-se que os 17 elementos agrupados como terras raras (TR) são fundamentais como catalizadores e na indústria dos eletrônicos de ponta como celulares, TVs, lasers e computadores. O interessante é que as TR ficarão totalmente controladas pela China, que já tem 95% da produção mundial e pela Coréia do Norte, tradicional inimiga dos Estados Unidos.
Geólogo