Descoberta reserva de vivianita
09/02/11
Uma reserva de vivianita, recentemente confirmada pelo Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM), pode ser o primeiro passo para o Amazonas se tornar autossuficiente na produção de fósforo e abastecer, inclusive, uma demanda nacional.
O foco foi encontrado por um morador de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital amazonense), dentro do Parque Nacional do Pico da Neblina. O geólogo do DNPM, FredCruz, fala que o corpo técnico do departamento já tinha a informação de que havia a existência de algum mineral na localidade, mas os residentes na área achavam que se tratava de turmalina verde.
A vivianita é um mineral raro, que possui uma coloração verde semelhante à esmeralda, e é um mineral importante para colecionadores, além de ser uma grande fonte de fósforo e outros minérios
Cruz ressalta que esta descoberta não é apenas uma ocorrência pontual, mas sim um depósito de grandes proporções, que além do fósforo, pode ser uma concentração de ferro, manganês, cobre e estanho.
Com a exploração desse mineral, o Amazonas poderá se tornar o grande produtor de fósforo do Brasil, além de beneficiar diretamente a agricultura, pois o Estado se tornará capaz de fabricar os próprios insumos utilizados na atividade, que hoje também a maioria é importada.
Apesar da boa notícia, o Amazonas não tem previsão para começar a explorar esse minério raro. Segundo Fred Cruz, esse impedimento burocrático existe porque a área onde foi encontrada a vivianita está situada no Parque Nacional do Pico da Neblina, uma área de conservação, ao lado da cidade de São Gabriel da Cachoeira.
Amazonas em Tempo