Daniel Ortega inaugura estrada e mina de ouro
14/05/10
Durante um emotivo dia passado em seu povo natal, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, inaugurou ontem neste município chontalenho, um trecho de estrada e uma renovada mina de ouro, ambas de grande importância econômica.
;
; Pouco depois do meio dia e sob um pertinaz chuvisco, o presidente sandinista presidiu a abertura oficial de um trecho de 34 quilômetros asfaltado da via que liga La Libertad à Juigalpa, capital do departamento de Chontales, a cerca de 150 quilômetros ao leste de Manágua.
;
No lugar do caminho de terra que existiu durante muitos anos, a nova obra satisfaz uma velha demanda dos moradores desse município e repercutirá de maneira sensível na dinamização da economia local, em uma zona que se destaca por sua produção pecuária, agrícola e mineradora.
Em breves palavras diante de centenas de moradores de La Libertad reunidos pela ocasião, Ortega disse sentir-se contente e orgulhoso de que o povo que o viu nascer tivesse por fim uma estrada que lhe enlaça com a capital departamental e com o resto do país.
;
Posteriormente, a comitiva encabeçada por Daniel Ortega dirigiu-se à vizinha mina de ouro, também chamada La Libertad, operada pela empresa canadense B2Gold Corp., a qual, com um investimento próximo aos 70 milhões de dólares, fez uma renovação tecnológica para conseguir maior segurança e controle do processamento do mineral e melhorar o rendimento da mina.
;
Com a abertura da instalação modernizada, a produção e exportação anual de ouro da Nicarágua poderá ser duplicada, assinalou a empresa em uma nota de imprensa.
;
Na cerimônia de inauguração da mina La Libertad, o presidente nicaraguense destacou a importância desta indústria e recordou que seu governo estabeleceu como princípios para os investimentos estrangeiros o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores, a aplicação de planos para a defesa e proteção do meio ambiente e o desenvolvimento das comunidades vizinhas.
;
Nesse sentido, manifestou-se satisfeito de que a B2Gold esteja cumprindo com esses princípios.
Prensa Latina