SST na era do eSocial será pauta em encontros do Programa MINERAÇÃO
05/05/17
O eSocial deverá ser adotado por todas as empresas do país a partir de janeiro de 2018. Se sua empresa ou organização ainda não se adequou completamente às normas relacionadas ao tema, fique atento: o Programa MINERAÇÃO, do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, promoverá este ano diversos encontros periódicos para esclarecer as dúvidas das empresas do setor mineral sobre o eSocial. As reuniões são restritas aos associados do Programa.
Muitas companhias ainda não estão preparadas para cumprir os novos formatos e prazos exigidos pelo eSocial. Para a Coordenadora do Programa Mineração, Claudia Pellegrinelli, a ideia do IBRAM este ano é traçar parâmetros básicos para desenhar o perfil do segmento mineral em relação aos dados que serão fornecidos ao e-Social. “Vamos apresentar os principais aspectos do eSocial e seus impactos para as indústrias, destacando os pontos relacionados à gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Além disso, pretendemos esclarecer a forma de inclusão de dados de Saúde e Segurança do Trabalho no novo Sistema de Escrituração Digital, mostrando uma visão geral sobre os eventos de tabela, periódicos e não periódicos, além da emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), sistemas de gestão de SST, gestão de riscos e outros assuntos”, explica.
Para Claudia, é fundamental que todas as companhias se organizem para já se adequarem aos processos previstos, corrigindo as informações contratuais e integrando seus sistemas. “É importante destacar que o projeto não trará mudanças apenas aos sistemas, mas à própria cultura da organização, pois exigirá uma revisão dos processos das áreas envolvidas na entrega das obrigações trabalhistas”, finaliza.
Esocial
O E-social é um projeto do Governo Federal que visa unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos trabalhadores que lhe prestam serviços remunerados. Estão envolvidos neste projeto a Secretaria da Receita Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério da Previdência Social, o INSS e a Caixa Econômica Federal.
Fique por dentro e saiba como aderir ao Programa MINERAÇÃO
Para aderir ao Programa é preciso ter vontade de executar as melhores práticas relacionadas à garantia da Saúde e Segurança dos trabalhadores e demonstrar em sua empresa compromisso com a melhoria contínua destas questões em suas operações, por meio da implementação de diretrizes e adoção dos princípios estabelecidos pelo MINERAÇÃO. Não é necessário se associar ao IBRAM para se tornar um participante do Programa MINERAÇÃO. Acesse http://programamineracao.org.br e saiba mais!
IBRAM – Profissionais do Texto