Conselho Socioambiental do IBRAM promoveu primeira reunião nesta 5ª feira
01/02/24
Discutir estratégias que aliem objetivos comuns entre mineração, conservação ambiental, ESG, transição para uma economia de baixo carbono, preservação da Amazônia, minerais críticos e inclusão social. Esta foi a temática da primeira reunião do Conselho Socioambiental do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que ocorreu nesta 5ª feira, 1º de fevereiro, na sede do Instituto, em Brasília (DF). O conselho se reunirá em mais três diferentes momentos durante o ano: maio, agosto e novembro.
Durante a reunião, o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, apresentou um panorama da mineração e lembrou da necessidade dessa atividade para a evolução da transição energética e da descarbonização mundial. “Importante destacar que a mineração pode situar o Brasil dentre os protagonistas globais da inovação tecnológica e da transição para uma “economia verde” e os integrantes deste conselho poderão trazer importantes propostas para seguirmos nesta linha, com representatividade e legitimação às avaliações, discussões e conclusões aqui discutidas”, afirma Raul Jungmann.
O Conselho Socioambiental é formado por executivos(as) de renome nacional ligadas ao tema da socioambiental. São eles: Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium; Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross; Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos; Ilona Szabó, cofundadora e presidente do Instituto Igarapé; Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente; Malu Paiva, vice-presidente executiva de Sustentabilidade da Vale; Marcello Brito, secretário-executivo do Consórcio Amazônia Legal; Marília Marreco Cerqueira, ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Marina Freitas Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); e Paulo Hartung, presidente-executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
Também participaram da reunião, pela equipe do IBRAM, o vice-presidente, Fernando Azevedo e Silva, o diretor de Sustentabilidade, Julio Nery, e o diretor de Comunicação, Paulo Henrique Soares.