Congresso de mineração promove discussão sobre novos projetos de mineração e licença social
31/08/23
Durante o Congresso Brasileiro de Mineração, que acontece na EXPOSIBRAM 2023, em Belém (PA), empresas do setor participaram de um painel sobre “Novos projetos de mineração”, na tarde desta terça-feira (29). O tema ESG foi abordado por Eduardo Araújo de Souza Leão, vice-presidente de Sustentabilidade da Brazauro Recursos Minerais. Para Leão, a matriz de ESG da empresa tem que estar alinhada à licença social para operar. “O Social é o X da questão, que muda de território para território”, defendeu.
A expressão ESG, abreviação de Environmental, Social and Governance, é uma sigla em inglês que em português significa “Ambiental, Social e Governança” e é uma forma de definir e estabelecer se as práticas de determinada empresa podem ser consideradas, ou não, socialmente responsáveis e sustentáveis.
Quem também defendeu o eixo Social foi Guido Germani, diretor-presidente da Mineração Rio do Norte (MRN). Para ele, além da licença ambiental, a empresa deve ter a licença social. “Minha maior ambição é poder, além das obrigações legais, deixar a riqueza florestal para garantir que os povos continuem vivendo da floresta”, confessou.
Sobre licenciamento, Germani argumentou que a legislação brasileira é boa, mas os prazos para licenciamento são compridos, diferente no exterior onde uma empresa pode levar menos tempo para obter licenças.
O painel teve como moderador Marcos André Gomes Veiga Gonçalves, diretor de Metais Básicos e Novos Negócios da Bemisa. Outros palestrantes são Luís Maurício Ferraiuoli de Azevedo, sócio-fundador da FFA LEGAL, Thiago de Assunção Costa, diretor de Projetos da EroBrasil, Mauro Barros, CEO da Ore Investments, e Ana Paula Bittencourt, secretária-adjunta da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério das Minas e Energia (MME).
Questionada sobre entraves e prazos de licenças pelos demais palestrantes, Ana Paula informou que o MME tem atuado junto ao Senado Federal para que a mineração seja inserida no projeto de lei sobre o novo licenciamento ambiental. “O ministério também avalia novos mecanismos de financiamento para a mineração”, avisou.
Sobre a EXPOSIBRAM
Composta de multiatividades em um único período e local, a EXPOSIBRAM é realizada anualmente e conta com a participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. A feira internacional é a maior vitrine para geração de negócios. Já o congresso debate cenários e revela as tendências do segmento.
Patrocínios:
Figuram como patrocinadores da EXPOSIBRAM 2023 até o momento: Armac (Diamante), Vale (Diamante), Casa dos Ventos (Platina), Hydro (Platina), Anglo American (Ouro), BHP (Ouro), Hexagon (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Alcoa (Prata), Bemisa (Prata) Geosol (Prata), Mineração Usiminas (Prata), Appian Capital Brazil (Bronze), Brazauro Recursos Minerais (Bronze), CBMM-Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (Bronze), Centaurus Metals (Bronze), Geocontrole (Bronze), Gerdau (Bronze), Largo (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), WSP (Bronze) e Yara Brasil (Bronze).
Apoios:
Apoiam institucionalmente o evento a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (ABFA), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (ABREMII), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação das Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC), Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI), Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBMG), Comissão de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB MG), Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA) e Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (SINDIPEDRAS).
A EXPOSIBRAM 2023 conta, ainda, com o apoio editorial das Revistas Amazônia, Areia e Brita, Brasil Mineral, Cidades Mineradoras, Eae Máquinas, Minérios & Minerales, Mineração e Sustentabilidade, In The Mine, PIM Amazônia e dos sites Climatempo, Conexão Mineral, Notícias de Mineração do Brasil e Notícia Sustentável.