Companhia Riograndense de Mineração tem novo presidente
24/02/15
Tomou posse no início da tarde da última segunda-feira (23) o novo diretor-presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Edivilson Meurer Brum. O cargo foi transmitido pelo diretor administrativo e presidente em exercício, Ricardo Guimarães Moura, em ato realizado na sede da Companhia. Acompanhou a cerimônia, representando o governador José Ivo Sartori, o secretário Lucas Redecker, de Minas e Energia, órgão ao qual a CRM é vinculada.
O novo presidente disse estar confiante para encarar o desafio proposto pelo governador. “O resgate e a operacionalização do planejamento estratégico será de fundamental importância para o crescimento da Companhia, de forma a assegurar aumento de produtividade, qualidade, eficiência, eficácia e competitividade dos nossos produtos”, afirmou. Também foi destacada a compatibilização da estratégia gerencial da empresa com as diretrizes e políticas do governo do Estado.
Redecker frisou que o RS tem quase 90% das reservas de carvão mineral do país. Lembrou que esta é uma fonte de energia largamente utilizada ao redor do mundo e que as novas tecnologias reduziram consideravelmente o impacto ambiental da extração e produção. “Temos, sim, necessidade de buscar investimentos na área, que gerarão emprego e contribuirão com o sistema nacional de energia. A CRM tem capacidade e competência para contribuir de forma significativa com a matriz energética, com o carvão como solução de médio e longo prazo”, apontou.
Antes de transmitir o cargo, Ricardo Guimarães garantiu unidade no trabalho. “A união do corpo técnico qualificado da CRM com parcerias de responsabilidade tornará próspero o futuro do carvão no Estado”, afirmou, lembrando as reuniões já realizadas com os sindicatos e a presença de especialistas da área na cerimônia.
O presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, destacou a capacidade técnica e de administrador público do novo gestor: “Ele conhece bem a realidade energética do Estado e tem uma boa interlocução com o governo federal. Isso vai ajudar, pois o governo é o grande comprador e realizador dos leilões de energia”.
Representando a Câmara Federal, o deputado Alceu Moreira destacou a larga utilização do carvão como fonte energética em todo o mundo. Já o deputado Afonso Hamm, como membro da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão, salientou a busca da desmistificação do mineral como fonte energética.
Trajetória – Edivilson Meurer Brum é atualmente superintendente Técnico e de Relações Institucionais da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), onde também exerceu os cargos de coordenador-geral e coordenador técnico da Área de Mobilidade e Trânsito.
Formado em Ciências Políticas pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Gestão Pública pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), já foi presidente da Sulgás (Companhia de Gás do Estado do RS) e assessor da presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério da Agricultura (2012-2013). Foi por duas vezes eleito prefeito de Rio Pardo. Também foi vice-prefeito, vereador e presidente da Câmara Municipal. Ocupou ainda o cargo de diretor do SPC e diretor vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.
Governo do Rio Grande do Sul