Commodities e call center em alta
30/04/08
A grande procura doméstica e estrangeira pelas commodities brasileira também contribui para a expansão da oferta de mão-de-obra. Em 2008, o setor de mineração deve abrir 20 mil novas vagas. ?As expectativas são excelentes: esse aumento do números de postos de trabalho está diretamente ligado aos investimentos, que devem chegar a US$ 32 bilhões até 2011?, afirma Marcelo Ribeiro Tunes, diretor de assuntos minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
Grande parte dessas contratações será realizada pela Vale. A gigante brasileira anunciou recentemente que vai recrutar 6 mil colaboradores até o final de 2008. Trata-se do início da primeira campanha global de recrutamento de funcionários feita por uma empresa brasileira. Nesse processo, serão arregimentados profissionais do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Canadá. A previsão é de 62 mil contratações em cinco anos.
Em relação à agropecuária, setor que mais cresceu no ano passado (+ 5,3%), segundo pesquisa do IBGE, a demanda por novos trabalhadores deve ser ainda maior. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima a criação de 60 mil vagas. ?A demanda pelas commodities brasileiras — seja por brasileiros, seja por estrangeiros — está muito intensa e, assim, a abertura de novos postos de trabalho é uma conseqüência natural?, diz Luciana Cardoso, assessora técnica da entidade.
No setor de Serviços, que registrou elevação de 4,7% em 2007, o segmento de call center permanecerá no topo do pódio e deverá absorver 75 mil novos empregados. Carlos Umberto Allegretti, diretor executivo da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) afirma que a expectativa do setor, que fechou 2007 com 750 mil postos de trabalho, é chegar a 2010 com 1 milhão de vagas. ?A expansão e democratização do serviço de telefonia do País, o fortalecimento do código de defesa do consumidor e das relações de consumo, a exportação de serviços [call center offshore] e a percepção, por parte das empresas, de que o call center pode ajudar na consolidação e na boa percepção da marca são os principais motivadores que nos fazem acreditar nessa estimativa?, diz o diretor.
E adivinha qual vai estar sendo o gargalo desse setor? Um prêmio para quem estiver acertando… Isso mesmo: a qualificação dos profissionais. ?A capacitação sempre foi um desafio das empresas que atuam nessa área e continuará sendo, até porque esse é um segmento que emprega muitos jovens (cerca de 45%), entre 18 e 25 anos, para os quais o call center é a porta de entrada para o mercado de trabalho?, finaliza.
Canal RH