Comitês internacionais da ISO para níquel, liga de níquel, minérios, concentrados de cobre, chumbo e zinco fazem reunião internacional virtual para acompanhamento dos trabalhos
07/10/24
Em setembro de 2024 nos dias 17, 18 e 24 aconteceram reuniões internacionais virtuais da ISO para acompanhamento dos trabalhos. Trata-se de uma novidade implementada após a pandemia de se realizar reuniões anuais virtuais, intercaladas às reuniões bianuais presenciais dos referidos comitês.
Essa iniciativa, que conta com a participação da coordenadora do Comitê para a Normalização Internacional em Mineração do IBRAM – CONIM, Rejane Carvalho, e do consultor e coordenador da ABNT/ CEE-081, Arnaldo Borges, visa dar maior celeridade aos projetos de normas internacionais em desenvolvimento, permitindo discussão, com a presença dos especialistas internacionais, num espaço de tempo menor do que o praticado anteriormente.
O Brasil se fez presente nessas reuniões e juntamente com especialistas de países como Alemanha, Austrália, Canadá, China, Finlândia, França, Japão e Noruega avançaram nas discussões de projetos de normas em andamento, para amostragem, análises químicas e ensaios físicos para Ferroníquel (TC 155) e para a amostragem de minérios e concentrados de cobre e níquel (TC 183/WG 9), principalmente.
Mais uma vez, as posições brasileiras foram ouvidas e consideradas como contribuições relevantes.
Desta forma, o Comitê para a Normalização Internacional em Mineração do IBRAM – CONIM vem consolidando sua função de desenvolvimento dos projetos de Norma, em consonância com a defesa dos interesses dos produtores brasileiros.