Comitê de Gestão de Riscos do Setor Mineral avança na elaboração de Guia Setorial
25/08/25
Os integrantes do Comitê de Gestão de Riscos do Setor Mineral, iniciativa do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), reuniram-se na última quarta-feira (21), em Belo Horizonte (MG), para discutir a consolidação dos principais riscos que integrarão o Guia Setorial de Gestão de Riscos, publicação inédita que será lançada durante a EXPOSIBRAM 2025.
Criado em fevereiro de 2024, o Comitê visa reunir gestores de riscos das mineradoras para identificar, analisar e compreender as principais ameaças que podem afetar o setor de forma sistêmica, indo além das particularidades de cada empresa.
Ao longo do último ano, o grupo debateu diferentes cenários e definiu uma lista com os 10 riscos mais relevantes para a mineração, que servirão de referência para todo o setor. “Este Guia servirá de base para todo o setor mineral em breve, oferecendo subsídios para a gestão preventiva, integrada e eficiente dos riscos”, destacou Rinaldo Mancin, diretor de Sustentabilidade do IBRAM.
A iniciativa reforça o compromisso do setor mineral em fortalecer práticas de governança, sustentabilidade e segurança, contribuindo para uma atuação mais responsável e transparente diante da sociedade.