Comitê de Diversidade & Inclusão promove concurso de desenho com o tema para os filhos de seus colaboradores
18/10/22
Uma das principais tarefas, atualmente, dos pais é ensinar aos filhos como lidar com as diferenças ou a diversidade. Dar um bom dia, dizer um obrigado, além de outras coisas simples do dia a dia, podem servir de inspiração no que se refere ao respeito com as pessoas e na assimilação de temas como inclusão e diversidade. Na convivência diária os filhos incorporam hábitos e valores.
Sabendo disso, muitas empresas têm cada vez mais trabalhado diferenças e diversidade entre seus colaboradores, afinal eles têm um importante papel disseminador em suas casas e comunidades.
Internamente na Imerys, entre os colaboradores, há um exercício em reconhecer, aceitar e valorizar as diferenças. O resultado disso é um ambiente de inclusão baseado no respeito mútuo e na dignidade. Externamente, os colaboradores têm difundido esses valores em suas casas, inclusive na criação dos filhos.
Em reforço a essa difusão de valores, neste ano, a Campanha do Dia das Crianças da empresa, que teve início em 12 de setembro, um mês antes das comemorações alusivas à data, apostou no tema Diversidade & Inclusão. A campanha foi liderada pelo Comitê de Diversidade & Inclusão da Imerys por meio de um concurso de desenho, os filhos dos colaboradores puderam mostrar o quanto já estão afinados com o tema.
No HUB de São Paulo, foram 25 filhos de colaboradores das diferentes unidades inscritos no concurso de desenho. Suas idades variaram entre 1 e 11 anos e para uma votação mais justa, levando-se em conta as diferentes faixas etárias, eles foram divididos em 3 categorias. A votação dos desenhos mais fiéis ao tema foi de responsabilidade dos próprios colaboradores, após uma pré-seleção do time de RH.
Segundo a analista de Recurso Humanos, Ariane Ramos, incluir esse tema nas crianças é, acima de tudo, favorecer um ambiente no qual os colaboradores possam conversar com seus filhos e demais colegas sem preconceitos, rótulos ou discriminação. “Pessoalmente, acredito que nossa campanha foi um sucesso. Ver crianças pensando e se expressando sobre um tema de extrema importância, é criar maior consciência sobre o respeito às diferenças desde cedo”, analisa.
Para ela, é preciso mostrar, desde os primeiros anos de vida do cidadão, o quanto é necessário ser respeitoso, ter empatia com os outros e criar o espírito de coletividade. “Isso sim, é viver em sociedade”, completa.
Liderada pela coordenadora de RH, Lourdes Andrea Bustos, a campanha no HUB Argentina também passou a mensagem de que ensinar sobre inclusão desde cedo dá à criança a oportunidade de viver e desfrutar de um mundo mais justo e respeitoso com as diferenças das pessoas. “Devemos ver todas as pessoas igualmente, sem prejuízo de suas características, ou seja, sem rotular ou excluir”, defende a profissional.
Na Argentina, um filho de um colaborador participante deveria apresentar um desenho ou uma colagem que representasse diversidade e inclusão. A participação foi dividida por faixa etária, respeitando os níveis de aprendizagem: 1 a 4 anos; 5 a 9 anos; e 9 a 13 anos. Os pais foram encorajados a motivar a participação dos filhos e com isso, foram inscritos cerca de 50 trabalhos. Ao final, foram selecionados os três melhores desenhos pontuados por faixa etária.
Além de mostrar o quanto são conhecedores do tema, os jovens participantes podem ter passado uma lição aos adultos, segundo Lourdes Andrea Bustos. “Essa experiência foi linda, porque o objetivo era gerar esses espaços com nossas crianças para falar sobre diversidade e inclusão, mas, na realidade, eu acho que elas nos ensinam mais do que nós ensinamos a elas. As crianças têm essa questão muito mais internalizada do que nós”, comenta. Segundo a gestora de RH, os desenhos vencedores estarão ilustrados em um calendário anual, dividido por meses.
A Imerys tem formalizada e difundida entre seus colaboradores uma Carta de Diversidade e Inclusão que descreve formalmente o empenho e a responsabilidade da empresa para alcançar e valorizar a diversidade e a inclusão em todo o Grupo. Um dos preceitos é compartilhar abertamente o compromisso com a diversidade e com a inclusão, bem como as expectativas em relação a não descriminação, garantindo que não exista lugar para qualquer forma de bullying, assédio, ou comportamentos que sejam divisores ou que originem uma interpretação errada.