Começam obras da Norte-Sul
17/06/08
Todos os trechos goianos da Ferrovia Norte-Sul (FNS) terão suas obras lançadas nesta semana. Ao todo serão investidos R$ 1,5 bilhão na obra, que vai gerar mais de sete mil postos de trabalho no Estado. Os oito lotes de operação de Goiás foram divididos em duas etapas de lançamento. Hoje serão lançados quatro trechos, e na sexta, os demais. Denominada Caravana do Progresso, os lançamentos contam com a participação do presidente da Valec, José Francisco das Neves (Juquinha), do governador Alcides Rodrigues, além de outras autoridades políticas, classistas e empresariais.O presidente Lula criticou a privatização de ferrovias realizada em governos anteriores e prometeu que até o final de seu mandato, em 2010, entregará 1.234 quilômetros da Norte-Sul (do Pará a Goiás) e 1.900 da Ferrovia Transnordestina (do Piauí ao Porto de Suape -PE).A primeira etapa das obras da FNS em Goiás, de Jaraguá a São Luiz do Norte, serão lançadas hoje. As atividades da Caravana do Progresso se iniciam na cidade de Jaraguá, às 8h30. A comitiva se reunirá no km 0 da G0-427, na saída para Itaguaru, onde haverá pronunciamentos e assinatura de ordens de serviço. O próximo destino é Rianápolis, com previsão de chegada às 10 horas. A concentração será no trevo da BR-153 com a GO-230 (canteiro de obras da Andrade Gutierrez), para novas assinaturas. A seqüência será no distrito Jardim Paulista, na BR-153 com a GO-434, previsto para as 10h30. A caravana percorre a etapa final até São Luís do Norte, com chegada prevista às 12 horas, com eventos marcados na Praça da Matriz.CargasO secretário de Planejamento de Goiás, Oton Nascimento Júnior, comemora o lançamento das obras e afirma que o governador quer percorrer todos os oito trechos para incentivar os segmentos organizados locais, como comércio, indústrias e agropecuária, para produzir cargas a serem transportadas pela FNS. ?Precisamos utilizar racionalmente a ferrovia e isso só será possível com o aumento do volume de cargas?, enfatiza.Os quatro lotes que terão suas obras iniciadas hoje têm cerca de 200 quilômetros de extensão, e cada um pertence a empreiteira diferente. Para Oton Nascimento, os setores de mineração, energia e grãos são os que imediatamente se beneficiarão da FNS. ?A ferrovia nos possibilitará transporte a custo baixo, nos ligando a portos importantes e favorecendo as exportações?, observa.?A Norte-Sul dá prosseguimento ao setor ferroviário em várias partes do Brasil, o que é excelente para Goiás, onde temos trechos importantes. O produto transportado por essa ferrovia fica com maior competitividade, além dela integrar as regiões do País. Isso representa um salto muito grande rumo ao desenvolvimento?, opina Alcides Rodrigues.Ele diz que Goiás representa atualmente 3% do PIB nacional e 2,7% no seu número de habitantes. ?Vamos lutar para que esse espaço seja cada vez mais ocupado, não só através das exportações, mas também com o avanço da ciência e da tecnologia, do conhecimento e com qualidade de vida ao cidadão?.Segundo o presidente da Valec, empresa do Ministério dos Transportes encarregada pela construção da ferrovia, até 2010 deverá estar pronto todo o trecho que liga Anápolis ao Porto de Itaqui, no Maranhão.
Diário da Manhã – GO