Começa a disputa pelo preço do minério de ferro em 2007
05/12/06
Produção aumentou em 2006, mas demanda continua alta
A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a siderúrgica chinesa Shanghai Baosteel Group começaram a negociar os preços para 2007, segundo o americano The Wall Street Journal. É esperado um aumento entre 5% e 10% no minério de ferro e a alta de quase 20% deste ano não deve ser repetida.
O preço do minério de ferro subiu 19% em 2004, 71,5% em 2005 e 19% em 2006, para o preço de 44 dólares por tonelada métrica. As siderúrgicas chinesas, que falharam em resistir às demandas das mineradoras em 2006, devem conduzir as conversas para o próximo ano. De acordo com analistas, neste ano a negociação promete ser diferente das anteriores, quando as siderúrgicas sofriam pela falta de oferta de minério de ferro. A demanda continua alta e a oferta apertada, mas não como nos anos anteriores. Outros acreditam que as mineradoras continuarão a ditar os preços até 2009.
Publicamente, as siderúrgicas e mineradoras estão em disputa. As primeiras dizem que o preço do minério de ferro já atingiu o pico, enquanto os produtores dizem que não. “Não espero um aumento, mas não vejo os preços caindo”, diz Lakshmi Mittal, presidente da Mittal Steel, a maior siderúrgica em rendimento e maior compradora dessa matéria-prima. “Os produtores esperam uma nova alta de preços e eu vejo poucas maneiras de evitar isso. A questão é de quanto será o aumento”, diz Daniel Altman, analista do mercado de aço de países emergentes do Bear Stearns.
Os três maiores produtores do mundo ? CVRD, Rio Tinto e BHP Billiton ? não estão dispostos a abdicar do poder de determinar os preços nos próximos meses. O presidente da CVRD, Roger Agnelli, afirma que o preço do ferro não chegou ainda ao topo porque ainda não alcançou crescimento semelhante ao do preço do cobre, outro mineral com alta demanda. O presidente da Rio Tinto, Leigh Clifford, em uma apresentação a investidores em outubro, disse que a demanda chinesa tem crescido 50 milhões de toneladas métricas ou mais por ano e que as mineradoras, apesar dos altos investimentos em novas minas, estão lutando para aumentar a produção rápido o suficiente para suprir essa necessidade.
O minério de ferro é um ingrediente crucial para a produção de aço. A China produz e consome cerca de um terço da produção global dessa matéria-prima, mas não possui reservas de boa qualidade. Os chineses planejam importar cerca de 320 milhões de toneladas métricas este ano e aumentar a produção interna para minimizar a dependência do Brasil, Austrália e Índia.
EXAME