Clinton e mineradoras lançam projeto antipobreza na A.Latina
22/06/07
NOVA YORK (Reuters) – O ex-presidente norte-americano Bill Clinton anunciou nesta quinta-feira uma iniciativa de 200 milhões de dólares, em parceria com empresas do setor de mineração, para combater a pobreza na América Latina e em outras áreas pobres do mundo.
A Iniciativa Clinton-Giustra de Crescimento Sustentável foi lançada com promessas iniciais de 100 milhões de dólares de Frank Giustra, empresário canadense ligado à mineração e à área de entretenimento, e outros 100 milhões do bilionário mexicano das telecomunicações Carlos Slim Helu.
Clinton disse que a coalizão de empreendimentos envolvidos na extração de recursos naturais em países pobres vai trabalhar para melhorar a saúde e a educação nessas regiões e promover o crescimento sustentável.
Um comunicado do ex-presidente informou que há uma longa lista de possíveis parceiros em um setor que lista mais de 2.000 empresas de mineração ao redor do mundo, com uma capitalização de mercado de mais de um trilhão de dólares. Ao menos 20 companhias uniram-se ao projeto.
(Reportagem de Claudia Parsons)
Reuters