China poderia assumir investimentos em mineração boliviana
29/04/10
O governo da China exteriorizou seu interesse para que empresas desse país realizem investimentos na mineração boliviana, informa hoje o diário estatal Cambio.
;
; Uma nota enviada pelo correspondente boliviano desta capital da nação asiática destaca declarações neste sentido emitidas ontem pelo vice-chanceler, Li Jinzhang.
;
A China sempre promove a participação na cooperação a países latino-americanos com empresas poderosas e de boa produtividade; esta sempre se desenvolve sobre a base de igualdade, benefício recíproco e ganho compartilhado, disse.
;
No caso da mineração, o projeto estaria relacionado com a exploração de ferro no Cerro Mutún, em Santa Cruz (leste), muito comprometido pelo diferendo entre o Estado boliviano e a empresa indiana Jindal Steel and Power.
;
Ontem, a Bolívia realizou a cobrança do segundo boleto de garantia à siderúrgica asiática, a qual colocou o contrato supermilionário em uma posição delicada.
;
Não obstante, o apoio chinês seria para a outra metade do Cerro, que o governo boliviano está empenhado em colocar para produzir antes de 2015.
;
A China tem atualmente uma importante presença na economia boliviana, e o mais recente acordo bilateral aborda a colocação em marcha do projeto do satélite Tupac Katari.
Prensa Latina