China pode ultrapassar Japão em importação de carvão este ano
29/01/10
A China poderá, pela primeira vez, tirar do Japão o posto de maior importador de carvão do mundo este ano, acreditam analistas. Em 2009, o Japão importou 162 milhões de toneladas da commodity, 16% a menos do que em 2008.
Foi a primeira contração de dois dígitos porcentuais em pelo menos uma década, segundo o Ministério de Finanças japonês. As importações chinesas de carvão, em contrapartida, quase triplicaram, para 126 milhões de toneladas, segundo dados da Administração Geral de Alfândegas da China.
O aumento das importações ocorreu apesar de a China ter produzido um volume recorde de 2,96 bilhões de toneladas de carvão no ano passado, 13% a mais do que em 2008. O país é o maior produtor da commodity no mundo. A demanda japonesa vai depender em larga medida de como setores como o siderúrgico e o de cimento vão sobreviver à economia lenta, disse o consultor Shigeo Takahashi, da CoalinQ.
?As usinas japonesas normalmente mantêm suas operações de energia a partir do carvão perto da plena capacidade, já que assim é mais barato, e portanto a demanda pela commodity não oscila muito como a de outros consumidores?, destacou. Na China, gargalos de oferta deverão manter os preços do carvão em alta este ano, o que deverá resultar em níveis de importação consistentemente elevados, disse Takahashi.
A China já ultrapassou o Japão em volume de importação de petróleo bruto no primeiro semestre de 2009. Em todo o ano passado, os chineses importaram uma média de 4,09 milhões de barris por dia de petróleo, contra 3,67 milhões de barris por dia do Japão.
Agência Estado