Chávez ameaça retirar concessões de mineradoras de ouro
27/04/10
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou retirar concessões de minas de ouro, após acusar as empresas do setor de prejudicar o meio ambiente e violar os direitos dos trabalhadores.
“Não podemos permitir que máfias capitalistas nacionais e multinacionais sigam destruindo nossa pátria”, expressou o mandatário durante o programa de rádio”Alô, presidente”.
;
O presidente criticou as mineradoras, classificando os empresários do setor como”gente louca”, que não se importa em devastar selvas virgens do país ao mesmo tempo em que explora os trabalhadores.
;
Chávez – que já realizou estatizações nos setores siderúrgico, elétrico, cimenteiro, petroleiro e de telecomunicações – sinalizou que as concessões de minas de ouro poderão ser revogadas e tomadas pelo Estado. As mineradoras rechaçam as acusações de violação das normas ambientais.
;
Nos últimos anos, o governo de Chávez tem sustentado frequentes confrontos com as mineradoras nacionais e estrangeiras sobre as permissões para exploração em regiões ricas em ouro e diamantes no sudeste do país.
;
A exploração do metal pela iniciativa privada entrou em um período de maior incerteza com o compromisso de Chávez de aumentar o controle do Estado sobre os recursos minerais, como forma de reduzir a grande dependência do país dos recursos gerados pelo petróleo.
;
No ano passado, o governo assumiu o controle de uma mina de ouro que era explorada pela empresa americana Gold Reserve Inc., com reservas de ouro estimadas em 10,2 milhões de onças de ouro.
;
Em 2008, a empresa canadense Crystallex International informou que o Ministério do Meio Ambiente da Venezuela negou uma permissão para a mina de ouro Las Cristinas, que tem reservas estimadas em 17 milhões de onças de ouro.
;
Ontem, Chávez também responsabilizou a mineração ilegal pelos estragos ao meio ambiente, uma vez que com frequência os resíduos de mercúrio – utilizado para a separação do ouro da terra – são jogados nos rios. Esses mineiros também são acusados de derrubar árvores.
;
“Isso é um crime que não podemos seguir permitindo. Olhem como fica a floresta com a exploração ilegal do ouro”, afirmou Chávez, que já ordenou ao comando militar o envio de soldados a regiões afetadas.
Valor Online