Chapada comemora a marca de 1 milhão de toneladas de concentrado de cobre
13/12/10
Evento reuniu cerca de 300 pessoas entre colaboradores, representantes de empresas parceiras e autoridades da região para celebrar a mais recente conquista
A última semana ficou para a história da Mineração Maracá Indústria e Comércio (MMIC), empresa da Yamana, como a data na qual a empresa celebrou a marca de um milhão de toneladas de concentrado de cobre produzidas e vendidas. O número 1.000.000 se torna ainda mais relevante quando se tem a informação de que o primeiro lote de concentrado de cobre transportado para Anápolis ocorreu no dia 14 de dezembro de 2006, ou seja, há quase quatro anos, e que o lançamento da Pedra Fundamental ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2005.
Ao longo desses anos, foram mais de 37 mil carretas utilizadas para transportar um milhão de toneladas de concentrado de cobre para Anápolis (GO), Vitória (ES) e Dias d?Ávila (BA). ?Todos que contribuem para o êxito da companhia estão acostumados a transformar obstáculos em oportunidades diariamente. Entre eles estão os nossos colaboradores e as empresas parceiras Cooperalto, D?Granel, Porto Seco Centro Oeste e Multilift?, enfatiza Paulo Gontijo, gerente-geral da MMIC.
De 2005 até o momento, a empresa não parou de acumular conquistas. As mais recentes foram a obtenção da certificação ISO 14001 pelo seu sistema de Gestão Ambiental, ser responsável por Alto Horizonte liderar as exportações em Goiás, ter sido considerada a 4ª empresa que mais cresce em Goiás e a 9ª maior mineradora do Brasil, segundo a revista Exame ? Melhores e Maiores, além de 11ª maior mina do país, de acordo com o ranking da revista Minérios & Minerales. Segundo Wilson Borges, gerente administrativo da mineradora, ?2011 promete muito mais?.
Desde a sua concepção, a Mineração Maracá Indústria e Comércio tem trilhado um caminho pautado pela orientação ética, o respeito ao ser humano e ao meio ambiente, aprimoramento contínuo, transparência e responsabilidade. Tudo isso para ser reconhecida como uma empresa líder em custos, em permanente crescimento e impulsionada pela inteligência em transformar recursos em riquezas.
?Riquezas para a Yamana vão além do ouro e concentrado de cobre produzidos, ou seja, a palavra está relacionada também ao desenvolvimento socioeconômico proporcionado a seus colaboradores e comunidades do entorno?, afirma Arão Portugal, vice-presidente administrativo e Country Manager Brasil.
Sobre a MMICChapada é uma mina de ouro e cobre a céu aberto, com produção comparativamente previsível e constante. A produção total esperada é de mais de 1,7 milhão de onças de ouro e 2 bilhões de libras de cobre. Uma expansão para 20 milhões de toneladas por ano foi completada. Otimizações da planta aumentarão a produção para até 22 milhões de toneladas por ano até 2012. Existe potencial para a ampliação da vida útil da mina, com a descoberta de Suruca, uma área de mineralização apenas de ouro.
Sobre a YamanaA Yamana é uma empresa produtora de ouro com sede no Canadá. Tem significativa produção de ouro e áreas para produção deste metal em estágio de desenvolvimento, além de áreas em pesquisa e direitos no Brasil, Chile, Argentina, México e Colômbia. O plano da Yamana é continuar a crescer a partir desta base, por meio da expansão e aumento da produção das minas em funcionamento, do desenvolvimento de novas minas, de avanços nas áreas em pesquisa e permanecendo atenta a outras oportunidades de consolidação de operações com ouro nas Américas.
Yamana Gold Ascom