Centro de Indústria do Pará empossa sua nova diretoria hoje
05/10/06
Toma posse hoje a nova diretoria do Centro das Indústrias do Pará (CIP), entidade parceira da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) na representação das indústrias locais. O empresário do setor siderúrgico, José Maria Mendonça, é o novo presidente da CIP, tendo como primeiro vice-presidente o representante da indústria de pesca, Fernando Ferreira.
Criado em 1966, o CIP tem a finalidade de representar as indústrias que não contavam com empresas em quantidade significativa para formar sindicatos. `Com o crescimento do número de empresas industriais em todos os segmentos, hoje são cerca de seis mil no Pará, o CIP tem assumido também o papel de estudar problemas de interesse da classe produtora paraense e dar apoio não só às empresas, como também ao poder público, na busca de soluções`, explica o presidente da Fiepa, José Conrado Santos.
Para o presidente eleito do CIP, José Maria Mendonça, um dos maiores objetivos das entidades representativas da indústria local deve ser trabalhar não só por uma maior integração entre as empresas, mas também pela verticalização da produção industrial local.
`Temos que ter a consciência da que o Pará tem como vocação a mineração, mas que ainda precisamos trabalhar pelos produtos com valor agregado, com maior valor de mercado`, comenta José Maria, referindo-se a dados como os da Balança Comercial do Pará, divulgada pelo Centro Internacional de Negócios da Fiepa, que apresenta um cenário no qual mais de 80% dos produtos exportados correspondem aos minerais.
O CIP conta, atualmente, com 61 empresas industriais filiadas. `Nossa meta é chegar a 100 empresas até o final de 2006, sempre com o foco na heterogeneidade, com representantes dos mais variados segmentos`, afirma o novo presidente do Centro. `Somente na diretoria, temos empresários de setores diversos, como a pesca, a siderurgia, o madeireiro`, informa José Maria.
A nova diretoria do CIP ficou assim constituída: Presidente, José Maria da Costa Mendonça; 1° vice-presidente, Fernando Ferreira; 2° vice-presidente, Bruno Parreiras; 1° secretário, Hélio de Moura Melo Filho.