CBMM fecha parceria tecnológica para desenvolver caminhões mais leves
14/05/15
A Guerra, fabricante de implementos para o transporte rodoviário de cargas, firmou, no mês de abril, uma parceria tecnológica com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a maior produtora de nióbio do mundo.
A parceria é de grande importância para as companhias, de acordo com a Guerra, uma vez que a redução de massa dos produtos é uma busca constante tanto dos fabricantes de implementos rodoviários quanto das indústrias de veículos de passageiros.
Tornar as estruturas dos veículos e implementos cada vez mais leves, garantindo, ao máximo, sua integridade estrutural é a principal razão do crescente uso do aço de alta resistência na indústria automotiva, segundo a empresa.
A aplicação mais importante do nióbio é para os aços microligados, com o objetivo de aumentar a resistência e a tenacidade, simultaneamente. Além de tornar o aço mais resistente e tenaz, o nióbio aumenta a facilidade de ser soldado e a capacidade de ser conformado mecanicamente, tornando-as mais leves, resistentes e seguras.
A CBMM é responsável pela exploração da uma jazida de ferronióbio localizada em Araxá (MG), que possui cerca de 75% das reservas mundiais e possui cerca de 350 clientes em todo o mundo, mas seu principal mercado consumidor é o asiático, especialmente a China.
A companhia foi a segunda colocada no ranking mineiro de exportações em 2014 e registrou incremento de 6,4% nas exportações no ano passado em relação a 2013, passando de US$ 1,614 bilhão para US$ 1,718 bilhão.
A Rede Guerra é constituída por 57 empresas entre distribuidores, montadoras, assistências técnicas, representantes, escritórios regionais e inspetores comerciais. A empresa possui duas unidades fabris na sede em Caxias do Sul (RS), uma unidade produtiva em Farroupilha (RS) e uma unidade de negócios em São Paulo.
Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.
Notícias de Mineração Brasil