Casa da Mineração recebe presidente da Câmara e integrantes da Comissão de Minas e Energia para debater futuro do setor
02/07/07
O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, José Otávio Germano, e integrantes da mesma Comissão participaram na última 3a feira (26/6) de um jantar na Casa da Mineração, como é conhecida a sede do IBRAM, em Brasília.
Os parlamentares foram recepcionados pelos dirigentes do IBRAM e executivos de várias mineradoras. “A indústria da mineração estabeleceu uma agenda de encontros regulares com autoridades e formadores de opinião, de modo a debater assuntos relacionados à atividade minerária. E nada melhor do que abrir esta agenda com os parlamentares que dia-a-dia acompanham a mineração”, explica o presidente do IBRAM, Paulo Camillo Penna.
Chinaglia elogiou a iniciativa do IBRAM e afirmou que a Câmara está sensível às pontuações do setor mineral para que se criem melhores condições legais para o desenvolvimento da atividade. Ele fez questão de lembrar a reunião promovida em seu gabinete, em 15 de junho, quando recebeu os conselheiros e dirigentes do IBRAM. Os mineradores entregaram a Arlindo Chinaglia, documento em que relacionaram as medidas do Legislativo que permitam a continuidade da ascensão do setor e o avanço em questões como a flexibilização da exploração de materiais radioativos, mineração em terras indígenas, aceleração dos processos de licenciamento ambiental etc.
O presidente da Câmara disse que as portas daquela Casa Legislativa estão sempre abertas para receberem os pleitos do setor mineral e que as solicitações e sugestões contidas no documento, recebido em 15 de junho das mãos de Paulo Camillo, estão sendo analisadas. Ele ressaltou a questão dos minerais radioativos, uma vez que a reativação de Angra III e do programa nuclear brasileiro voltaram às prioridades de governo. Disse que é uma questão que o País precisa estar atento, já que tem reservas importantes inexploradas.
O deputado Germano fez um breve discurso durante o jantar para enfatizar o compromisso de sua Comissão em buscar o melhor para o País em termos de energia e mineração. Disse que desde que assumiu o posto vem se dedicando a conhecer mais profundamente o assunto e analisar as diversas nuances que constituem o universo da indústria da mineração brasileira. Ele ressaltou as qualidades do setor e sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida da população. O parlamentar também elogiou a disposição do IBRAM em fornecer informações técnicas para subsidiar os trabalhos da Comissão de Minas e Energia.
“Foi um encontro muito produtivo porque debatemos durante 4 horas as questões que interessam à indústria da mineração. Assim, o IBRAM cumpre uma de suas tarefas como instituição representativa deste setor que tem ainda muitas contribuições a oferecer ao desenvolvimento do Brasil. Agora é trabalhar para que nossas autoridades e a sociedade em geral tenham consciência disso e que também ajudem a a mineração a conquistar melhores condições para atuar”, resume Paulo Camillo.
Além do presidente do IBRAM, os diretores Marcelo Tunes e Rinaldo Mancin e também vários conselheiros do Instituto, entre eles, o ex-presidente do Conselho Diretor, Edmundo Mercer, e o atual presidente, Roberto Negrão de Lima, recepcionaram os parlamentares na Casa da Mineração.
Assessoria de Imprensa – IBRAM