Capacete especial para mineração alerta sobre vazamento de gás e queda de choco
17/02/14
A empresa espanhola Presistem desenvolveu um capacete especial para o setor de mineração, capaz de detectar se o usuário está exposto a vazamento de gás ou à queda de chocos, rochas que se despendem do teto de minas subterrâneas. O Angel Helmet possui sistema de rádio, localização por GPS em tempo real e é integrado com o sistema homem morto, que identifica se o operário está em movimento. O capacete deve chegar em breve ao Brasil.
O produto é comercializado na Espanha e vai entrar no mercado chileno no mês de março. ?Ainda em 2014, vamos implementá-lo no Brasil, na Argentina, no Peru, na Colômbia, no México e na Polônia?, disse Darío Garcia, que foi quem criou o capacete.
O Angel Helmet possui diferentes sistemas de comunicação, alertas por vibração, luzes de LED, sons, mensagens de texto e é capaz de gerar um SOS automaticamente. Ele possui um sistema de controle inteligente interativo, que permite ao usuário e a quem o estiver monitorando saber constantemente se o operário está a salvo.
?Também estamos conversando com distribuidores na Austrália, na África do Sul e na Alemanha?, afirmou García, que não quis revelar o preço a ser cobrado pelo Angel Helmet.
De acordo com o website da Presistem, o capacete é um produto utilizado para proteger o operário, mas abrange uma série de sistemas que aumentam consideravelmente as condições de segurança de quem o usa. A empresa diz que, em função disso, a empresa que adquirir o capacete para seus empregados terá mais rentabilidade, por conseguir controlar o fluxo de trabalho, as atividades dos operários e bens de capital.
A Presistem, com sede na Espanha, é uma empresa de engenharia especializada em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Notícias de Mineração Brasil