Campanha com mineradoras prevê mil doações de sangue
02/10/09
A;11ª edição da campanha externa de doação voluntária de sangue da Fundação Hemopa, em parceria com as empresas Albras e Alunorte, começou nesta quarta-feira (30) e prossegue amanhã (1º). A meta é chegar a mil bolsas de sangue coletadas de funcionários, familiares e pessoas das comunidades atendidas pelas empresas. Ao longo desses 10 anos, a parceria já resultou em 15.254 doações, que correspondem ao atendimento transfusional de aproximadamente 61.016 pacientes adultos.
A coleta;vai reforçar o estoque técnico de sangue, especialmente no início de outubro, para dar mais tranquilidade ao atendimento da demanda transfusional na semana que antecede o Círio de Nazaré, quando a cidade recebe milhares de turistas. Em períodos de grande concentração de pessoas na;cidade o Hemopa precisa estar preparado para atender a demanda de transfusões na rede hospitalar da capital, que atualmente tem quase 90 hospitais.
Todos os anos as mineradoras superam a meta de coletas estabelecida pela organização da campanha, que envolve, inclusive, funcionários terceirizados de Barcarena e municípios vizinhos.
Para a presidente da Fundação Hemopa, Maria de Fátima Pombo Montoril, a realização de mais um ano de parceria com as duas mineradoras reflete a importância do trabalho entre as esferas pública e privada. “Precisamos desse tipo de apoio para melhorar cada vez mais o nosso atendimento”, acentuou, adiantando que o Hemopa tem a grande responsabilidade de garantir atendimento com qualidade aos pacientes de 218 hospitais públicos e privados do Pará.
A campanha na Albras e Alunorte faz parte do Programa “Empresa Cidadã”, que o hemocentro desenvolve para estimular a doação de sangue na área privada. Nas empresas, a realização da ação estratégica está inserida no programa de Responsabilidade Social, que desde 1999 incentiva o exercício da cidadania corporativa.
Agência Pará de Notícias