CADE aprova compra da Ferrous pela Vale
03/06/19
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle acionário da mineradora Ferrous Resources Limited pela Vale.
As mineradoras defendem que, em razão de a Ferrous ter adaptado suas plantas para passar a atuar na produção de pellet feed, a operação constitui “boa oportunidade para a Vale de ampliar sua capacidade de produção, processamento e exportação de pellet feed, insumo para suas atividades de pelotização e de exportação”. Já para a Ferrous, a operação representa oportunidade de capitalizar seus investimentos no Brasil.
A Ferrous é uma empresa estrangeira do Grupo Icahn Enterprises, que detêm ativos de mineração no País por intermédio de suas subsidiárias Mineração Jacuípe, Empresa de Mineração Esperança e a Ferrous. O despacho do Cade com o aval à operação está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 3.
Alexandre Cordeiro, superintendente geral do órgão, afirmou em seu despacho que o Cade verificou que a Vale “tem a obrigação de disponibilizar 15% do volume transportado no ano anterior a clientes independentes, de forma que a operação não acarreta mudança relevante do ponto de vista concorrencial no mercado atual de serviços de movimentação portuária de minérios de ferro na região Sudeste”.
Ainda segundo Cordeiro, “conclui-se que a presente operação não suscita preocupações concorrenciais no que se refere ao reforço de integração vertical entre o mercado de minérios de ferro pellet feed produzido pela Ferrous e o mercado de minério de ferro pelotizado produzido pela Vale.”
O Cade informou ainda que a Ferrous não é considerada concorrente da Vale em parte deste mercado e, sendo assim, o negócio não deve elevar preços aos consumidores nem prejudicar empresas concorrentes.
Com informações da IstoÉ Dinheiro e do Valor