Brazil Minerals identifica área de cascalho contendo ouro e diamante em MG
27/05/15
A Brazil Minerals informou;ontem (26) que concluiu a primeira fase de avaliação geológica de uma área propícia a diamantes e ouro na margem do rio Jequitinhonha, em Minas Gerais. A atividade foi composta por seis furos de sondagem, com profundidade média de 12,6 metros, que apontaram presença de cascalho contendo ouro e diamantes comercialmente viável.Segundo José Francescatto, geólogo-chefe da Brazil Minerals, foi identificada uma continuidade da camada desse tipo de cascalho, dentro da área cujo direito minerário cobre 5,3 quilômetros quadrados. As informações são de comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira.
A Brazil Minerals informou que está trabalhando especialmente em pesquisas para determinar os locais ideias para futuras cavas. A empresa disse que possui frota de sondagem própria, de forma que os custos das atividades de exploração estão consideravelmente baixos. A mineradora diz que tem 11 concessões de lavra e outros 17 direitos minerários no Brasil, considerando a aquisição de 25% da RST Recursos Minerais.
?Apesar de o objetivo primário ser encontrar localizações com cascalho diamantífero, é preciso notar que o ouro essencialmente ocorre em conjunto com diamantes nesses depósitos. As concentrações relativas entre diamante variam dependendo das características geológicas do local?, afirmou a companhia norte-americana.
A mineradora disse que ainda não pode fazer nenhum tipo de garantia de que extensões com resultados similares vão ser identificadas ao longo da área estudada, apesar dos bons resultados iniciais, e nem que conseguirá gerar receita com extração de ouro e diamante a partir da área.
A Brazil Minerals produz diamante, ouro e areia na mina Duas Barras, em Minas Gerais, por meio da subsidiária integral Mineração Duas Barras (MDB), que possui uma autorização de pesquisa e uma concessão de lavra. A mineradora tem outras dez concessões de lavra por meio da RST Recursos Minerais, empresa em que detém 25% de participação.
Além da mina Duas Barras, que fica a 130 quilômetros de Diamantina (MG), a Brazil Minerals é proprietária de direitos minerários em Borba, área com potencial de ouro no Amazonas.
;
Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.
Notícias de Mineração Brasil