Brasil tem potencial de crescimento "assustador", diz Summers
27/10/11
A abundância de recursos naturais e a capacidade substancial para inovação e exportação do Brasil fazem com que o Brasil tenha um potencial de crescimento ?assustador?, disse nesta quarta-feira (26) Larry Summers, ex-diretor do Conselho Econômico da Casa Branca durante os primeiros dois anos do governo Barack Obama, durante o 6º Encontro Nacional da Indústria, realizado em São Paulo.
Larry Summers disse que há doze anos, quando ainda era secretário do Tesouro Nacional, durante o governo Bill Clinton, e negociava com o então presidente Fernando Henrique Cardoso e seu ?bom amigo? Pedro Malan, não imaginava que o Brasil teria hoje melhor crédito no mercado financeiro internacional não só do que Grécia, Portugal e Espanha, mas também do que a França.
Para Summers, isso é resultado de um crescimento ?robusto? do país, fruto da conjunção de um setor industrial forte, com capacidade para inovação e exportação, e o fato de que o país foi ?abençoado? por uma vasta reserva de petróleo e minério.
Ainda assim, a realização desse potencial econômico ?assustador? passará pela resolução de fraquezas importantes, como educação, infraestrutura e alto custo do capital. O Brasil dependerá também do cenário internacional. ?Em adição aos desafios domésticos, o que acontecer aqui depende da economia global, de soluções comuns para os problemas atuais?, completou o economista.
;
Valor Econômico