Brasil será 5ª maior economia do mundo em 2025, aponta pesquisa
22/01/10
O Brasil vai ser a quinta maior economia mundial em 2025, segundo pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers divulgada nesta quinta-feira em Londres. A estimativa é de que o Brasil tenha ocupado a 8ª posição no ranking em 2009. Segundo o estudo, o Brasil ultrapassaria o Reino Unido e a França em 2013 e a Alemanha em 2025. Com isso, ficará à frente de países como Alemanha, França e Reino Unido. A China deve ocupar a primeira posição, seguida pelos Estados Unidos, Índia e Japão.
O estudo revela ainda que, já em 2020, o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos em um país) das sete principais economias emergentes (China, Índia, Brasil, Rússia, México, Indonésia e Turquia, chamado por eles de E7) vai superar o dos países do G-7 (Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Japão).
Em 2019, o peso da economia dos dois grupos (emergentes e G-7) deve se equivaler. Em 2030, o peso das economias emergentes do E7 vai ser 30% maior que o do G-7. O levantamento considera as projeções para o PIB por paridade do poder de compra, que observa a valorização de cada moeda.
“Em 2030, nossas projeções sugerem que o ranking das dez principais economias globais seja liderado pela China, seguido pelos EUA, Japão, Brasil, Rússia, Alemanha, México, França e Reino Unido”, apontou, em comunicado, o chefe da área de Macroeconomia da PricewaterhouseCoopers, John Hawksworth.
Segundo ele, a China pode ser a maior economia mundial já em 2020 e estar bem à frente dos Estados Unidos em 2030. “Mas a Índia pode crescer ainda mais rapidamente que a China depois de 2020 e subir rapidamente no ranking”.
“A influência das economias emergentes já é enorme e essa análise mostra que não é uma questão se o E7 vai ultrapassar o G7, mas quando. As questões maiores são quais as implicações disso para os negócios e a sociedade”, disse o presidente do conselho da PricewaterhouseCoopers, Ian Powell.
O Globo