Brasil e Suécia debatem mineração em Belo Horizonte
21/05/15
O Seminário ?Inovação no Setor de Mineração ? A Experiência Sueca e Brasileira? acontece no próximo dia 22 de maio, das 8h30 às 13 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte.
O programa terá diversas palestras, dentre as quais ?Mineração e silvicultura inovadora e sustentável?, de Mikael Damberg, Ministro da Indústria e Inovação; Falarão também Charlotte Brogren, Diretora-Geral da Vinnova (Agência sueca de pesquisa e inovação); Enrico Deiaco, Agency for Growth Policy Analysis (Agência para desenvolvimento de políticas de fomento a inovação e competitividade) ; Peter Gudmundson, Reitor da KTH (Universidade Real de Engenharia) ; Olof Sanden, Presidente da Rise (Rede de Institutos de Pesquisa da Suécia). Haverá um painel sobre ?Inovação e desenvolvimento tecnológico no setor brasileiro de mineração, tendo como moderadores Marcelo Ribeiro Tunes, Diretor de Assuntos Minerários do IBRAM, Denilson Rodrigues de Araújo, Gerente Geral de Tecnologia e Ecoeficiência, Samarco e José Roberto Vago, Diretor de Projetos e Inovação, Anglo Gold Ashanti. ?
A experiência sueca e soluções inovadoras para uma mineração sustentável contará com apresentações de Rafael Aires Zenha, Vice-Presidente da Sandvik Mining Brazil, Edvaldo Alves Dos Santos Junior, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Atlas Copco e Fausto Almeida, Gerente Geral da E-House, ABB.
Atualmente, a Suécia é o principal produtor de minério de ferro europeu, graças aos avanços tecnológicos obtidos através de incentivos do governo à inovação e parcerias da indústria com as universidades. Os suecos também tiveram êxito no aumento da produtividade. O setor de mineração produz mais de 70 milhões t de minério de ferro com apenas cinco minas ativas. Em 1960, a Suécia possuía sessenta minas, porém essas só produziam 28 milhões de t.
Brasil Mineral