Boicote a mineradoras não é política do governo, diz Ministério chinês
16/04/10
As medidas propostas pelas lideranças do setor siderúrgico da China para boicotar as importações de minério de ferro e limitar as compras de minério de baixo grau das maiores mineradoras mundiais “não são uma política do governo”, afirmou Yang Yongxin, diretor do departamento de política industrial do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, às margens de uma conferência do setor. “Nós temos de ser claros que estas são medidas da indústria, não políticas do governo”, afirmou Yang Yongxin.
Segundo o executivo, o governo chinês precisa respeitar as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) ao buscar reformar o regime de importação de minério de ferro. Mas Yang não especificou claramente como o boicote, proposto pela Associação de Ferro e Aço da China (Cisa) e pela Câmara de Comércio de Importadores e Exportadores de Metais, Minerais e Químicos, poderia violar as regras da OMC.
O pedido feito pelas entidades para limitar as importações de minério de ferro, além da retaliação contra as mineradoras dentro das negociações sobre os preços dos contratos, também parece destinado a pressionar mais as tradings houses, que são consideradas pelas lideranças do setor como responsáveis pela “desordem no mercado de importação”.
Os traders de minério que participaram da conferência do setor disseram que ignoraram amplamente as propostas, uma vez que “elas não são apoiadas por documentos do governo”. Outros traders afirmaram ter contornado a medida, procurando agentes siderúrgicos “para ajudar na importação de minério de baixa qualidade, uma vez que esses agentes não são afetados pela restrição proposta pela indústria”.
Estadão