BHP e Rio Tinto fazem planos de compra da Alcoa, diz jornal
13/02/07
LONDRES (Reuters) – O jornal Times publicou na terça-feira que a BHP Billiton e a Rio Tinto estariam desenhando planos separados para aquisição da Alcoa, maior produtora mundial de alumínio, por 40 bilhões de dólares.
A BHP e a Rio Tinto, ambas listadas nas bolsas da Austrália e de Londres, recusaram-se a comentar a reportagem do Times, bem como a Alcoa, que tem valor de mercado de cerca de 28,5 bilhões de dólares.
Entretanto, uma fonte próxima do assunto negou a informação do jornal de que a BHP estaria atualmente trabalhando em uma oferta pela companhia norte-americana.
Conforme a matéria do Times, as duas mineradoras promoveram estudos de viabilidade para uma proposta de compra da Alcoa.
A informação reviveu especulação antiga de que as maiores mineradoras do mundo, enriquecidas com a disparada nos preços dos metais, tentariam adquirir a Alcoa.
Uma aquisição daria à Rio Tinto ou BHP acesso a milhões de toneladas de bauxita, alumina e à produção de alumínio.
A reportagem do Times foi publicada dias depois que a maior produtora de alumínio da Índia, Hindalco Industries, concordou em comprar a Novelis em uma transação em dinheiro que avalia a companhia canadense em 3,5 bilhões de dólares.
Reuters