BHP declara força maior sobre exportação de carvão da Austrália
24/03/10
A BHP Billiton anunciou há pouco que declarou ?força maior? sobre os embarques de coque de carvão do seu terminal Hay Point, que precisará de seis semanas de reparos para voltar à plena capacidade após os danos sofridos com a passagem do ciclone Ului.
;
Hay Point, o principal porto de exportação de coque de carvão das operações da joint venture da BHP com a Mitsubishi no estado de Queensland, na Austrália, está fechado desde 11 de março em virtude do mau tempo e danos nas plataformas. ?Uma avaliação preliminar e incompleta sugere que levará de três a seis semanas para que ambos os ancoradouros voltem a operar com plena capacidade?, disse uma porta-voz da BHP.
;
?A BHP Billiton notificou os clientes afetados pela declaração da força maior.? A BHP Mitsubishi Alliance é a maior produtora de coque de carvão e as notícias de que seu principal porto pode ficar fechado por até seis semanas provavelmente causará uma situação de aperto nos mercados de carvão. A BHP está monitorando as condições em suas minas e está gradualmente retomando as operações de mineração após a passagem de Ului, disse a porta-voz.
Agência Estado