BHP corta empregos na Austrália e vende fatia na RBM para Rio Tinto
02/02/12
A mineradora BHP Billiton informou hoje que exerceu uma opção de venda de sua participação de 37% na Richards Bay Minerals (RBM) para a Rio Tinto, saindo dessa forma do negócio de titânio. Ao mesmo tempo, a companhia australiana vai cortar postos de trabalho e reduzir o nível de produção de níquel em Western Austrália, em razão dos baixos preços do metal.
Acerca da operação com a Rio Tinto, a BHP afirma, em comunicado, que tinha como sócias no empreendimento sul-africano, o maior produtor global de matéria-prima para cloreto de titânio, a própria Rio Tinto (com fatia de 37%) e Black Economic Empowerment (24%). Outros 2% são detidos por funcionários. À Rio Tinto cabe o gerenciamento da operação e venda de seus produtos.
No comunicado, a mineradora destaca que a transação está sujeita às aprovações usuais e determinação final do valor. De acordo com o presidente do conselho da BHP Billiton Southern Africa, Xolani Mkhwanazi, embora a mineradora não tenha mais interesse no negócio de titânio, segue operando nas áreas de carvão, alumínio e manganês na África do Sul.
Demissões
Já na Austrália, 155 trabalhadores e terceiros contratados pela BHP deverão ser dispensados ou remanejados para a área de minério de ferro ou outros segmentos, diante da forte baixa nos preços do níquel. A produção do metal será reduzida, inicialmente, na mina aberta de Mount Keith, segundo informações de uma porta-voz da companhia.
Valor Econômico