BHP Billiton avalia expansão em ouro e possível compra de mina
29/11/06
Por James Regan
;
BRISBANE, Austrália (Reuters) – A BHP Billiton, a maior mineradora diversificada do mundo, informou na quarta-feira que pode aumentar sua exposição no aquecido setor de ouro.
;
Os preços do metal dispararam este ano para o ponto mais alto em 26 anos, conforme uma nova onda de investidores especulativos colocou novo ímpeto em uma das commodities mais antigas do mundo.
;
O presidente-executivo da BHP, Chip Goodyear, informou que a companhia está com uma exposição baixa no segmento de metais preciosos e que vai analisar a possibilidade de compra de uma mina de ouro se surgir uma oportunidade correta.
;
“É interessante eles estarem mencionando ouro, é algo que eles não estavam concentrados ainda”, disse Mark Pervan, analista sênior da Daiwa Securities. “Acho que o fato dos preços do ouro terem alcançado nível de negociação muito mais alto, provavelmente aumentou o interesse.”
;
Apenas uma fração dos 10,45 bilhões de dólares do lucro da BHP Billiton no ano passado veio do ouro, que a empresa extrai de minérios mais ricos em cobre, zinco, estanho e outros minerais industriais.
;
Na Austrália, terceiro maior produtor de ouro do mundo e onde a BHP está sediada, as ações das grandes mineradoras de ouro Newcrest Mining e Lihir Gold subiram esta semana 5,5 e quase 6 por cento, respectivamente.
;
Ambas as companhias são vistas há muito tempo por analistas como possíveis alvos de aquisição.
;
Surgiram especulações nas últimas semanas de que a BHP Billiton pode estar de olho na mineradora norte-americana Freeport-McMoRan Copper and Gold, onde Goodyear já foi vice-presidente financeiro.
;
“Há consolidação ocorrendo na indústria e mantemos o olho em tudo que está acontecendo”, afirmou Goodyear.
;
No mais recente exemplo, a brasileira Companhia Vale do Rio Doce concordou em pagar mais de 17 bilhões de dólares pela gigante canadense de níquel e cobre Inco.
;
O ouro chegou a ser vendido acima de 700 dólares a onça em maio e agora está sendo negociado a cerca de 638 dólares, ainda bem acima da média do metal no longo prazo.
;
(Com reportagem adicional de Ben Wilson e Denny Thomas)
Reuters